Ribeira do Barranco 8

Sítio (32995)
  • Tipo

    Povoado

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Beja/Beja (Santiago Maior e São João Baptista)

  • Período

    Idade do Ferro

  • Descrição

    O sítio de Ribeira do Barranco 8 localiza-se na margem esquerda localiza-se na margem esquerda da Ribeira do Barranco do Curral sobranceira à ribeira de Santa Vitória, e encontra-se integrada na vasta peneplanice alentejana, caracterizada pelos solos férteis e de boa qualidade. O sitio está actualmente parcialmente submerso pela Albufeira de Cinco Reis. A intervenção arqueológica realizada no sítio da Ribeira do Barranco 8, permitiu identificar um total de 13estruturas negativas tipo fossa e 2 estruturas tipo valado, totalizando um total de 15 ocorrências. A informação disponível para o sítio e muito parcelar, pelas próprias características dos contextos intervencionados e o escasso espólio associado ao mesmo. Com tudo, e apesar da natureza restrita da intervenção, esta revelou interessantes dados sobre a natureza contextual e cronológica das diversas realidades arqueológicas intervencionadas evidenciando a contemporaneidade de soluciones diversas.A identificação de mais um local com estruturas negativas de cronologia proto-histórica alimenta a crescente convicção de que o número e densidade deste tipo de contextos deve ser extraordinariamente elevado na área de intervenção, constituindo uma prática relativamente comum, não apenas para a pré-história, como se tinha comprovado até agora, mas também durante toda a proto-história, especialmente na zona de Beja. Os contextos intervencionados integram um espaço antropizado vinculado muito provavelmente a determinadas actividades (?) económicas de uma comunidade, resultado de uma determinada estratégia de ocupação, enquadrável, genericamente a mediados do Iº milénio a.C., reforçando a presença de novos contextos atribuíveis à Idade do Ferro na zona de Beja.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    O acesso realiza-se desde a estrada N121/IP8, 1.7km. a Oeste da rotunda de entrada a cidade de Beja, por caminho de terra em direcção Sudoeste durante 4.78km., até um ponto situado 800 km. a Oeste do sítio romano da Herdade de Represas.

  • Espólio

    O conjunto artefactual recuperado no sítio de Ribeira do Barranco 8 é composto exclusivamente pela componente cerâmica. Este apresenta-se muito fragmentado, sendo escassas as remontagens conseguidas. Trata-se de um conjunto cerâmico post-orientalizante de características locais regionais, com um predomínio da cerâmica manual, justificado mais pelo contexto funcional quotidiano dos contextos intervencionados, a produção a torno e residual.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 32995 e 2005/1(413)-A

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização