Godinhos

Sítio (33354)
  • Tipo

    Estrutura

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Aljustrel/Aljustrel e Rio de Moinhos

  • Período

    Idade do Ferro e Indeterminado

  • Descrição

    Implantado numa elevação enquadrada num conjunto de colinas sobranceiras à Ribeira do Roxo. Do ponto de vista geológico, localiza-se numa área de caliços cobertos por uma densa camada de argilosa que, nesta área, apresenta cerca de 40/50 cm. Foram identificadas estruturas em negativo de morfologia distinta: seis valados; uma estrutura de planta sub-circular; duas estruturas de planta sub-retangular; uma estrutura de planta sub-quadrangular; uma provável estrutura de planta em osso; um provável fosso. Relativamente ao conjunto de valados estes são maioritariamente, de perfil em U, com orientações NW-SE e NE-SW, um intervalo de profundidade entre 14 cm e 86 cm, um intervalo de largura entre 36 cm e 1 m e um enchimento constituído por único depósito (de matriz argilosa, cor castanha, compacto). Estas estruturas quase não apresentam componente artefactual. Com efeito, apenas foi recolhido um fragmento de cerâmica a torno (na Sondagem N.º 7). Nas Sondagens N.º 12, N.º 13 e N.º 14 foram intervencionados segmentos de um mesmo valado. Morfologicamente, esta estrutura apresenta características semelhantes às anteriormente apresentadas: orientação NW-SE; profudidade entre 60 cm e 70 cm; largura entre 90 cm e 1 m; perfil em U (embora, por vezes, com um afunilamento na base). O seu enchimento era constituído por depósitos de matriz argilosa de cor castanha, compacto e heterogéneo, com inclusão de nódulos de caliço. Na Sondagem N.º 12 foi identificado um conjunto cerâmico articulável com a Idade do Ferro (cerâmica pintada). Para lá dos valados observou-se uma estrutura em negativo de planta sub-circular, paredes irregulares tendencialmente retas e fundo plano; uma estrutura em negativo de planta sub-quadrangular, paredes tendencialmente retas e fundo plano; estruturas de plantas sub-retangulares, paredes retas e fundo plano; uma provável estrutura de planta em "osso"; e o segmento de um provável fosso de planta sub-retangular com orientação E-W, de perfil em forma de trapézio, com uma largura de 5,82 m e uma profundidade de 1,66 m.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Seguindo na estrada 527, de Ervidel para Montes Velhos, ao Km 2,1, encontra-se à esquerda um estradão em terra batida que dá acesso à área de intervenção. Nesse estradão, percorrer cerca de 1900 m até ao topo da elevação onde decorreram os trabalhos.

  • Espólio

    Fragmento de cerâmica a torno; um fragmento de telha; uma lasca em quartzo leitoso; um utensílio em ferro; cerâmicos a torno cujos aspetos de fabrico e decoração remetem para Idade do Ferro regional; um pequeno fragmento de pasta vítrea.

  • Depositários

    ARQUEOLOGIA & PATRIMÓNIO - Ricardo Teixeira & Vitor Fonseca Ldª

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Bom

  • Processos

    2008/1(216)

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização