Arcediago

Sítio (33562)
  • Tipo

    Villa

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Beja/Trigaches e São Brissos

  • Período

    Romano

  • Descrição

    Sítio praticamente destruído na década de 50/60 do séc. XX. Observam-se negativos de um antigo edifício e uma depressão no substrato com acumulação de materiais arqueológicos, sobretudo cerâmicos. Durante a decapagem do terreno com vista à exploração de inertes, foram detectados alinhamentos pétreos que poderiam corresponder a estruturas de um edifício. Verificou-se a existência de vestígios de argamassa um pouco por todo o terreno, tendo sido levantados com recurso a GPS. Após a análise do levantamento, verificou-se a existência de um possível edifício de cronologia Baixo-Imperial (após verificação das cerâmicas finas, nomeadamente as sigillatas africanas), de planta central quandrangular com abside, e possíveis anexos. Quanto à funcionalidade, esta poderia corresponder a uma villae, ou até mesmo a uma basílica em época tardia. Para esta última hipótese temos os elementos pétreos removidos para a actual Herdade da Diabrória, cuja cronologia enquadra-se já no período visigótico. Bastante interessante seria igualmente o relacionamento entre as estruturas do Arcediago e a sua propriedade (no actual Monte do Arcediago) e a Villa romana da Diabrória, nomeadamente no que toca ao encaminhamento de águas do Arcediago (através do aqueduto detetado em obra - correspondente ao CNS 33270). Após análise do alinhamento do aqueduto, nascentes e linha de água verificou-se que poderão ter sido encaminhadas as águas das nascentes da zona do Arcediago para a zona Baixa. da Villa romana da Diabrória. Bastente interessante seria percepcionar o seu relacionamento, bem uma cronologia afinada para o aqueduto. Tendo em conta que na zona envolvente da villa da Diabrória deteraram-se à superfície materiais de cronologia compreendida entre o Alto e o Baixo Império enquanto que os vestígios do Arcediago traduziram-se até ao momento em cronologias mais tardias. Quanto aos vestígios materiais estes resumeme-se essencialmente na identificação de cerâmica de construção; escassos fragmentos de cerâmica utilitária, destacando-se alguns fragmentos de terra sigillata Clara D (nomeadamente um fragmento da forma Hayes 91A - datada da segunda metade do séc. V à primeira metade do séc. VI). Este sítio deverá estar relacionado com os sítio Monte do Arcediago 1 (CNS 33470), Monte do Arcediago 2 (CNS 33270), Monte do Arcediago 3 (CNS 33319) e Monte do Arcediago (CNS 33141).

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    EN 121, saída de Beja em direcção a Lisboa.

  • Espólio

    Fragmentos de cerâmica de cerâmica de construção e utilitária, destacando-se alguns fragmentos de terra sigillata Clara D (nomeadamente um fragmento da forma Hayes 91A - datada da segunda metade do séc. V à primeira metade do séc. VI).

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Mau

  • Processos

    S - 33562, 2009/1(097) e 2009/1(457)

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0