Carrapateira 1

Sítio (33641)
  • Tipo

    Mancha de Ocupação

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Aljustrel/Aljustrel e Rio de Moinhos

  • Período

    Calcolítico

  • Descrição

    Conjunto de estruturas em negativo que testemunham a ocupação da área durante a Pré-história Recente regional, nomeadamente, durante o Calcolítico. A ocupação pré-histórica materializa-se num conjunto de quatro "fossas", cujos enchimentos apresentavam conjuntos artefactuais pouco numerosos constituídos por fragmentos cerâmicos e material lítico, e em duas estruturas em negativo de grandes dimensões, uma identificada na Sondagem N.º 5 e a outra na Sondagem N.º 12. Na Sondagem N.º 5, a estrutura apresenta uma área de planta sub-circular à qual se encontrava anexada uma área de planta sub-retangular; na base do enchimento da área de planta sub-circular foi identificado um nível com fragmentos cerâmicos associados a um conjunto de "buracos de poste". É de salientar que um dos fragmentos deste nível da base da estrutura colava com um fragmento proveniente de uma "fossa" identificada na Sondagem N.º 9. Na Sondagem N.º 12, foi identificada uma estrutura em negativo de planta sub-circular, com um diâmetro de 5,14 m e uma profundidade de 2,72 m. A análise do enchimento da estrutura levou-nos a considerar dois momentos de utilização, separados por um depósito de caliço: acima de tal depósito, foram identificados depósitos argilosos que apresentavam um conjunto artefactual constituído maioritariamente por elementos cerâmicos e uma concentração de carvões e sementes carbonizadas; após a remoção da depósito de caliço, foram sendo identificados vários níveis com elementos osteológicos humanos. Tratava-se, então, de uma utilização da estrutura enquanto local de inumação, sendo utilizada como sepulcro coletivo de inumação primária de um conjunto de pelo menos nove indivíduos, seis sub-adultos e três adultos do sexo feminino. Apesar de corresponder a um local de inumação primária, a estrutura teria sido continuamente utilizada e, durante esse processo, teriam ocorrido práticas de reorganização dos cadáveres que podem estar na base da complexa realidade de ossários, reduções e inumações primárias registada. É de salientar que os cadáveres teria depositados sem qualquer tipo de "oferenda". Por fim chamada de atenção da proximidade de Carrapateira 1 à estação de estruturas em negativo de cronologia pré-histórica Bailique 3, onde foi identificado um recinto delimitado por um fosso (cuja planta não foi possível averiguar por exceder a área de afetação do projeto), no interior da qual foram identificadas estruturas em negativo (de planta sub-circular e de planta em 8), com uma componente artefactual articulável com o Neolítico/Calcolítico (Baptista et alli no prelo).

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Seguindo na EN 526 (de Ervidel para Montes Velhos) virar na EN526-1 e seguir por cerca de 4000 m e virar à direita num caminho em terra batida e seguir por mais 1500m para chegar à área onde decorreu a intervenção arqueológica.

  • Espólio

    No conjunto artefactual exumado durante a intervenção regista-se a presença de dois grupos: o primeiro testemunha a ocupação recente da área, sendo constituído por um reduzido número de fragmentos de faiança, cerâmica comum e cerâmica de construção exumados na estrutura da Sondagem N.º 1; o segundo grupo diz respeito à ocupação pré-histórica, estando distribuído pelas Sondagens N.º 4, 5, 8, 9 e 12 sendo constituído por fragmentos cerâmicos (nos quais foi possível reconhecer a presença de pratos sem espessamento, pratos de bordo biespessado, pratos de bordo espessado internamente, taça semi-esférica, taça em calote de esfera, recipiente tronco-cónico) e elementos líticos (elementos de moagem em granito, um núcleo em jaspe, um raspador e um polidor em quartzito).

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Bom

  • Processos

    2008/1(216)

Trabalhos (1)

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização

Não é possível localizar o sítio selecionado no mapa.