Magra 3

Sítio (34072)
  • Tipo

    Complexo Industrial

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Beja/Nossa Senhora das Neves

  • Período

    Romano, Alto Império

  • Descrição

    Localizada em topo e encosta suave sobranceiro ao Barranco de D.Pedro, área de concentração de elementos pétreos e cerâmica de construção romana que vieram efectivamente a aferir em escavação a presença de restos de estruturas. Nas vertentes do sítio observa-se um importante complexo de fornos enquadrados em época romana, que resulta num complexo industrial romano de produção de cal. Este enorme complexo industrial romano está associado à génese e dinâmica do urbanismo de Pax Iulia no decorrer do séc. I d. C., nomeadamente ao processo da sua fundação enquanto colónia. Esse contexto requereu uma vasta exploração de matérias-primas para a edificação da cidade romana, e assim que surge Magra 3, enquanto fonte de abastecimento de cal a Pax Julia. Tal dedução é fortalecida pelo observação à presente data desta realidade industrial se centrar exclusivamente na 2ª metade do séc. I d.C. Trata-se de um complexo de produção de cal, que integra pedreiras de extracção de matéria-prima, fornos e áreas de trabalho, assim como de áreas de despejo dos resíduos industriais. Os trabalhos ilustram a complexa dinâmica de ocupação deste sítio industrial, registando os diferentes momentos de uso, que num curto intervalo de tempo, resultam por vezes em remodelações quase impercetíveis. Nos fornos - todos eles com distinções morfológicas -, com cerca de 3 metros de profundidade e 3,50 de diâmetro, observam-se os processos de selagem dos mesmos, para posteriores reutilizações, sucedendo o mesmo nos corredores e entrada da fornalha. Assim foram identificadas várias fases de remodelação e vastas áreas de preenchimento com detritos provenientes das câmaras de combustão para serem reabertos posteriormente para retomar o acesso à fornalha.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Partindo de Beja em direcção a Serpa pela EN260 e a cerca de 200 m após o Lagar De Prado vira-se à esquerda em direcção à Herdade da Magra. O sítio localiza-se na vertente virada a norte a cerca de 100 m da herdade.

  • Espólio

    O espólio recolhido dos vários sectores integra cerâmica construção, cerâmica comum, terra sigillata itálica, sudgálica e hispânica, fragmentos de metais, numismas (reinados de Augusto, Tibério e Cláudio), lucernas e ânforas. O conjunto paresenta-se bastante coerente, com características morfo-tipológicas e cronológicas homogéneas que se situam em finais do século I a.C. e inícios do I d.C.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Bom

  • Processos

    S - 34072 e 2009/1(543)

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização