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DIAS, Ana Carvalho (2010) - Trabalhos Arqueológicos prévios ao projecto de reabilitação de edifício a restaurante no Pátio dos Carrascos do Convento de Cristo. Acedido em: 27 de setembro, 2015 em:http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/
Alcaria
Faro/Castro Marim/Castro Marim
Medieval Islâmico
Alcaria de cronologia medieval islâmica (tendo em consideração a espessura e a profusão de telhas com decoração digitada ) composta por 7 núcleos muito próximos, com idênticas características, que ocupam as cumeadas e cumes dos montes da Zambujeira. Toda a área se encontra coberta com grande quantidade de blocos de grauvaque dispersos e morouços, que poderão corresponder a derrubes de construções. Núcleo 1: Mancha de dispersão na vertente do monte virada a Sul, com principal incidência para SE. Identificaram-se fragmentos cerâmicos, fracturados e com boleamento nas fracturas. Predomina a telha de meia cana sem decoração e alguma com decorações digitadas, com pastas e tonalidades variadas. A cerâmica doméstica é pouco frequente, grosseira e incaracterística. Toda a envolvente de Este para Oeste contém socalcos que podem estar associados a uma plataforma artificial ou à extracção de pedra dos afloramentos ali existentes. Núcleo 2: Mancha de dispersão no topo de monte alongado virada a Sul. Observam-se frequentes fragmentos cerâmicos, predominando a telha de meia cana sem e com decorações digitadas diversas, com pastas e tonalidades variadas, maioritariamente laranjas. Identificou-se também um fragmento de mó rotativa (manual?) em arenito e um bloco de grauvaque alongado que parece ter sido talhado (um molde inacabado?). A cerâmica doméstica é pouco frequente, grosseira e incaracterística. Núcleo 3: Mancha de dispersão no extremo de cumeada virada a Sul. Observam-se frequentes fragmentos cerâmicos de tijolo e tijoleira de piso, predominando a telha de meia cana com decorações digitadas, com pastas e tonalidades variadas, mas maioritariamente laranjas. Identificaram-se também fragmentos de tijolo com pasta esbranquiçada, podendo encontrar-se alterados por constante exposição ao fogo (forno?) e placas de grauvaque com uma face muito polida, possivelmente de um piso. Núcleo 4: Na vertente Este do extremo da cumeada, com amplo domínio visual sobre o Rio Guadiana, identificou-se uma grande mancha de dispersão com fragmentos cerâmicos, muito frequentes, de tijolo e telha, predominando a telha de meia cana com decorações digitadas, com pastas e tonalidades variadas, mas maioritariamente laranjas. Identificaram-se também fragmentos de tijolo com pasta esbranquiçada e extremamente duros, podendo encontrar-se alterados por constante exposição ao fogo (forno?). A cerâmica doméstica é pouco frequente, e maioritariamente grosseira e incaracterística, todavia observam-se algumas cerâmicas de melhor qualidade e identificaram-se dois pequenos fragmentos de bojo com vidrado melado no interior. Trata-se do sítio com maior densidade de materiais em todo o conjunto. Núcleo 5: Na vertente Este do extremo da cumeada, com amplo domínio visual sobre o Rio Guadiana, identificou-se uma grande mancha de dispersão com fragmentos cerâmicos, muito frequentes, de tijolo e telha, predominando a telha de meia cana com decorações digitadas diversas, com pastas e tonalidades variadas, mas maioritariamente laranjas. A cerâmica doméstica é pouco frequente, e maioritariamente grosseira e incaracterística, tendo-se identificado também raros fragmentos de talha. Núcleo 6: Pequena mancha de dispersão localizada na vertente Este do extremo da cumeada, com amplo domínio visual sobre o Rio Guadiana. Os fragmentos cerâmicos têm baixa densidade, de pequena dimensão com algum desgaste nas fracturas, predominando a telha de meia cana, alguma com decorações digitadas, com pastas e tonalidades variadas, maioritariamente laranjas. A cerâmica doméstica é rara, grosseira e incaracterística, tendo-se identificado também fragmentos de talha. Núcleo 7: Na linha de cumeada observam-se frequentes fragmentos de cerâmica, com dimensões médias e pouco rolados, predominando a telha de meia cana com decorações digitadas, com pastas e tonalidades variadas, maioritariamente laranjas. A cerâmica doméstica é pouco frequente, grosseira e incaracterística.
Terrestre
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2012/1(093)