Monte da Horta Nova 1

Sítio (34423)
  • Tipo

    Fossa

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Beja/Salvada e Quintos

  • Período

    Idade do Bronze

  • Descrição

    Conjunto de estruturas negativas enquadráveis na Idade do Bronze intervencionadas por duas equipes em contextos domésticos e funerários. Uma das intervenções incidiu sub um hipogeu constituído por uma antecâmara ovóide com uma câmara sub-circular, selada por terra (c. 0,80m largX 0,80m prof.) Na base e encostado a uma das paredes, encontrava-se um indivíduo em posição fetal, orientado no sentido N-S e acompanhado por espólio votivo (pequena taça de bordo ligeiramente invertido, de lábio arredondado e fundo esférico) de enquadramento proposto na Idade do Bronze. A inumação surgiu "quase despercebida", uma vez que estava coberta por um depósito de caliço, confundindo-se com o próprio substrato geológico. O seu mau estado de conservação não permitiu responder aos habituais parâmetros biológicos. Na sua proximidade uma segunda estrutura negativa caracteriza-se pela planta em "forma de osso" e perfil longitudinal em "U", atingindo cerca de 2,40m de comprimento, 0,60m nas extremidades e variando entre 1,30m e 1,40m de profundidade e com uma única camada sedimentar sem espólio. Numa cota mais elevada foi intervenciobada outra estrutura de tipo "fossa em oito ou osso", não tendo sido identificado qualquer espólio; uma estrutura negativa de tipo "fossa", contribuindo com, a nível de espólio, um lítico com indícios de ter sido retocado, bem como fragmentos de cerâmica manual polida e dois fragmentos de cerâmica manual grosseira; uma outra "fossa" integrando um número significativo de fragmentos de cerâmica manual polida bem como dois moldes de machado em barro cozido. E por fim uma outra interface de tipo "fossa" integrava um enterramento de um indivíduo jovem do sexo feminino, sendo identificados somente dois fragmentos de cerâmica manual grosseira. Perante os dados expostos é apontada uma ocupação da Idade do Bronze, que pelos moldes de machado permite afinar para o Bronze Médio. Referência ainda a um achado isolado de cronologia Pré-história Recente, composto por indústria lítica de pedra talhada. Presença ainda no caminho vicinal surge material em deposição secundária (material de construção, tegulae, mó de rebolo em granito, placas mármore, tijolo,ímbrex, anfora, opus signinum e muito material pétreo) deposto recentemente numa curva do caminho para colmatar buracos e nivelar a estrada cuja origem é desconhecida, devendo procurar-se nas imediações.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Saída de Beja pela N391 em direção à Cabeça Gorda. Primeiro corte à esquerda na rotunda que dá acesso à Salvada e à Cabeça Gorda. Percorrer 400m na estrada de asfalto até cortar à direita para um caminho em terra batida durante mais 500m.

  • Espólio

    Fragmentos de cerâmica manual polida e grosseira, bem como dois moldes de machado em barro cozido e alguns líticos afeiçoados. Foi ainda exumado um esqueleto incompleto.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Mau

  • Processos

    S - 34423, 2006/1(503), 2011/1(225) e 2020/1(584)

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização