Carlota 5

Sítio (35737)
  • Tipo

    Mancha de Ocupação

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Beja/Trigaches e São Brissos

  • Período

    Calcolítico e Indeterminado

  • Descrição

    Junto à Ribeira do Álamo, à superfície de um campo agrícola, são visíveis alguns materiais arqueológicos, essencialmente cerâmica comum e de construção de época moderna e contemporânea. Intervencionados antes um conjunto de fossas, numa concentração de estruturas em negativo, subdividida nos seguinte grupos: duas estruturas em negativo de planta sub-retangular irregular, com um único depósito de enchimento; três estruturas em negativo de planta subcircular, com uma sequência de enchimento complexa. Relativamente ao primeiro grupo, é de salientar que não foi possível concluir, com certeza, a sua natureza, podendo corresponder a perturbações recentes dos subsolo. O segundo grupo de estruturas constituem testemunhos que documentam a ocupação do espaço durante o Calcolítico. Um dos aspetos a realçar no enchimento das estruturas, é o modo intercalado como ocorrem níveis pétreos e depósitos de matriz argilosa que, no seu conjunto, apresentam características (alteração térmica de alguns dos elementos pétreos, rubrefação dos depósito e fragmentos cerâmicos com áreas queimadas, por exemplo) que remetem para práticas de combustão. Em associação a estas sequências de enchimento, ocorre um conjunto artefactual constituído por cerâmica e elementos líticos; a par disto, regista-se também a presença de fauna, nomeadamente mamalógica; um destes elementos encontrava-se trabalho, conformando um utensílio biselado, com restos de polimento. Na componente cerâmica, destaca-se a presença de fragmentos de recipientes cerâmicos (nomeadamente, pratos de bordo espessado, pratos almendrados) e elementos de tear (crescentes e placas de tear). O conjunto lítico é constituído, maioritariamente, por elementos de moagem em gabro e alguns configurados em quartzo. Numa avaliação global dos três contextos negativos aí identificados, é de destacar que a relação entre níveis pétreos (localizados, preferencialmente, no topo da estruturas), níveis de sedimento e associação de elementos artefactuais e faunísticos sugere uma "formalização intencional" do enchimentos das estruturas.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Saindo de Beringel em direção a Beja pela EN121, deve percorrer 1800m e virar num caminho à esquerda e seguir por mais 500m. A área intervencionada encontra-se a 50m à esquerda do caminho.

  • Espólio

    O conjunto artefactual constituído por cerâmica e elementos líticos; a par disto, regista-se também a presença de fauna, nomeadamente mamalógica. Na componente cerâmica, destaca-se a presença de fragmentos de recipientes cerâmicos (nomedamente, pratos de bordo espessado, pratos almendrados) e elementos de tear (crescentes e placas de tear). O conjunto lítico é constituído, maioritariamente, por elementos de moagem em gabro e alguns configurados em quartzo.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 35737 e 2018/1(305)

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização