Lobeira de Cima 1

Sítio (35743)
  • Tipo

    Fossa

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Beja/Beja (Santiago Maior e São João Baptista)

  • Período

    Calcolítico e Idade do Bronze

  • Descrição

    Foram reconhecidas três estruturas negativas de origem antrópica escavadas no subsolo: uma vala preenchida por um depósito de planta muito irregular e perfil tronco-cónico, com uma quantidade reduzida de fragmentos de cerâmica comum; uma vala com três depósitos de planta tendencialmente ovoide e perfil em saco, com uma quantidade reduzida de fragmentos de cerâmica comum; uma vala preenchida por oito depósitos de planta circular com cerca de 4m de diâmetro e 50cm de profundidade. Esta ultima poderá apresentar vários momentos de utilização, tendo em conta que nos seus depósitos integra espólio arqueológico de diferentes cronologias. O material recolhido foi maioritariamente composto por cerâmica comum, e objectos líticos, cronologicamente enquadráveis na Pré-História recente. De uma forma geral, o conjunto de materiais cerâmicos apresenta um elevado grau de fragmentação, com arestas frescas e pouco boleadas, correspondendo na sua maioria a fragmentos de bojo. Esse conjunto cerâmico composto por fragmentos de cerâmica manual, apresenta fragmentos resultantes de cozeduras em ambiente oxidante e redutor. Destaca-se a presença de alguns fragmentos de bordo, essencialmente de formas abertas, correspondentes a vasos esféricos, pratos de bordo com espessamento e taças. Apenas um fragmento apresenta decoração, composta por motivos espinhados. Os exemplares de pastas finas são mais escassos e apresentam melhor qualidade de fabrico. Presença ainda de um peso de tear. Através da observação do espólio recuperado, podemos concluir que o local teve ocupação antrópica entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, e que poderá ser associado ao recinto de fossos da Lobeira de Cima (CNS 34677).

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    EN528-2 em direção a S. Brissos, junto à base aérea de Beja, segue caminho em terra batida à direita e novamente à esquerda, encontrando-se localizado no caminho que segue da Ponte de Lisboa, na margem esquerda da ribeira.

  • Espólio

    Durante a intervenção arqueológica (2015) foi recuperado um escasso conjunto de espólio arqueológico nas camadas superficiais das sondagens 1 e 2, e em quatro dos oito depósitos que preenchiam a estrutura negativa da sondagem 3. O material recolhido foi maioritariamente composto por cerâmica comum, e objectos líticos, cronologicamente enquadráveis na Pré-História recente.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 35743 e 2009/1(097)

Trabalhos (1)

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0