Monte do Vilarinho 2

Sítio (36060)
  • Tipo

    Necrópole

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Beja/Santa Vitória e Mombeja

  • Período

    Romano e Antiguidade Tardia

  • Descrição

    Quatro sepulturas romanas de inumação, de cronologia tardia a partir do século V d.C. Dispostas sem uma organização espacial rígida no espaço intervencionado, estas sepulturas surgiam genericamente orientadas no sentido Oeste-Este. As estruturas apresentavam alguma variabilidade de soluções construtivas dentro de um mesmo conceito de sepulturas individuais em espaços de inumação vagamente antropomórficos, estruturados com blocos de pedra e materiais de construção e cobertos geralmente com materiais de construção cerâmicos, instalados dentro de covachos alongados, sub-rectangulares, escavados no substrato geológico. O espaço de inumação assim construído apresentava regularmente paredes verticais ou sub-verticais, embora construídas com diferentes soluções: blocos de pedra; tijolos sobrepostos, tijolos ou tégulas ao alto; ou combinações diversas destas diferentes soluções. Foi identificado um pequeno conjunto de materiais, essencialmente composto por cerâmica comum (utilitária e de armazenamento) e cerâmica de construção. Ressalta claramente o espólio da sepultura 2, contendo a deposição votiva de um jarro piriforme, ainda inteiro, para além de um fragmento de epígrafe reutilizada na cobertura da sepultura. Os restos esqueléticos dos indivíduos inumados apresentavam-se em muito frágeis condições de preservação, tendo ainda assim permitido a sua caracterização de género e/ou idade à morte, ressaltando aqui a presença de indivíduos infantis ou muito jovens. A posição de inumação em decúbito dorsal respeita geralmente a deposição dos antebraços ao lado do corpo com as mãos sobre o ventre. E os membros inferiores alongados. Identificou-se apenas um caso de possível reutilização do mesmo espaço sepulcral, que continha, para além do esqueleto em situação de contiguidade anatómica do inumado, um segundo crânio, eventualmente de um inumado anterior.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    A partir de Beringel, seguir pela Rua da Cabine e percorrer 2km.

  • Espólio

    No decorrer da intervenção de arqueologia preventiva no sítio do Monte do Vilarinho 2 foi identificado um pequeno conjunto de materiais de interesse arqueológico nas sondagens 1, 2, 3 e 4. Estamos perante um conjunto de materiais de cronologia Romana, essencialmente composto por cerâmica comum (utilitária e de armazenamento) e cerâmica de construção.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 36060 e 2009/1(097)

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização

Não é possível localizar o sítio selecionado no mapa.


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0