Abrigo 1 do Vale do Leão

Sítio (37473)
  • Tipo

    Abrigo

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Leiria/Leiria/Santa Eufémia e Boa Vista

  • Período

    Indeterminado

  • Descrição

    O abrigo sob rocha, nomeado Abrigo 1 do Vale do Leão, situa-se no pequeno vale cársico do Vale do Leão, na margem esquerda do ribeiro, a uma altitude de cerca de 100 metros. Este sítio está abrangido pela Área de Sensibilidade Arqueológica denominada "Vale do Leão". Não existe no interior do abrigo qualquer pacote sedimentar preservado, contudo, foi identificado espólio lítico integrável na Pré-história, na plataforma imediatamente em frente. Foi realizada uma sondagem mecânica na plataforma sedimentar, tendo-se apenas identificado quatro lascas em quartzito e cerâmica a torno, de época Moderna/ Contemporânea, num nível de palimpsesto, resultante aparentemente de deposições secundárias. Durante os trabalhos de acompanhamento arqueológico da abertura da vala, que cortou longitudinalmente a plataforma sedimentar, não foram identificados quaisquer níveis antrópicos preservados, mas apenas materiais líticos esporádicos, em sílex e quartzito, quer em depósitos de vertente, quer em níveis aluviais, o que indicia que, neste local, não se encontram preservados quaisquer níveis arqueológicos. A presença do material lítico, por outro lado, apesar de inespecífico, confirma a existência de ocupações humanas pré-históricas no vale, possivelmente a montante deste local. Identificaram-se três manchas de material na zona a jusante do pequeno ribeiro que passa pelo Vale do Leão, que não podem ser interpretadas como achados isolados nem adscritas a um sítio arqueológico. Na plataforma superior do vale, junto à margem escarpada, foi recolhido um fragmento de talhe em sílex, uma lasca cortical em quartzo e uma lasca em sílex; na margem direita, frente à foz da linha de água que passa junto ao sítio da Buraca da Moucha, num nível aluvial, foi recolhido um fragmento mesial de lâmina em sílex. De notar que o vale apresenta um potencial arqueológico muito elevado, sobretudo a margem esquerda, não afetada pelos trabalhos da SIMLIS, onde existem vários abrigos e onde se identificaram duas entradas de gruta.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    O acesso ao Abrigo efetua-se pela estrada que liga a Boa Vista à Figueira do Outeiro. Após passar por baixo da A1, e imediatamente antes de entrar na povoação de Figueira do Outeiro, segue-se pela margem direita do pequeno Ribeiro, para montante.

  • Espólio

    No local identificaram-se 4 lascas em quartzito e cerâmica a torno de cronologia moderna/contemporânea.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    2000/1(175), 2004/1(199) e 2021/1(041)

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0