Beja - Rua Doutor João Manuel Covas Lima, antiga Rua do Vale

Sítio (37783)
  • Tipo

    Necrópole

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Beja/Beja (Santiago Maior e São João Baptista)

  • Período

    Romano, Medieval Islâmico, Moderno e Antiguidade Tardia

  • Descrição

    Contexto funerário de período islâmico escavado em 2018, com 35 sepultamentos em 33 sepulturas em fossa simples, provavelmente de forma oval. Em dois casos foi possível identificar uma tipologia de cobertura da sepultura com uso de telhas. O contexto funerário possui uma cronologia de período islâmico (séculos X-XII) e apresenta uma dinâmica funcional considerável, com reaproveitamento do espaço e de sepulturas até ao seu abandono. Todos os indivíduos foram inumados em decúbito lateral direito com os membros superiores em extensão paralelamente ao tronco ou ligeiramente fletidos na zona do abdómen, os membros inferiores encontravam-se em extensão ou ligeiramente fletidos e/ou cruzados sobre o lado direito. A orientação das sepulturas apresentava ligeiras variações entre o quadrante Sul e Oeste, encontrando-se a maioria com o crânio a Sudoeste e os pés a Nordeste. Na generalidade, as sepulturas intervencionadas são individuais, verificando-se apenas duas duplas. Não foi recuperado qualquer tipo de depósito votivo associado às inumações. As particularidades da antropologia funerária observadas são indicadoras inequívocas de uma necrópole de ritual islâmico, já identificada em várias ruas de envolvente (CNSs 26794, 27710, 32127, 33358). O perfil biológico do material osteológico intervencionado compreende um total de 35 indivíduos, sete não adultos com idades entre o nascimento e os 18 anos e 28 adultos. A diagnose sexual avaliada nos indivíduos adultos revela dez pertencentes ao sexo feminino, doze ao sexo masculino e seis onde esta análise se mostrou indeterminada. Os parâmetros relativos à paleopatologia refletem diversas lesões, nomeadamente, degenerativas articulares e não articulares, traumáticas, anomalias congénitas, um possível caso neoplásico e patologias orais variadas. desta rua provém uma pilastra do séc. VII em exposição no Nùcleo Visigótico do Museu Regional de Beja.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Rua Doutor João Manuel Covas Lima, cidade de Beja

  • Espólio

    Terra Sigillata itálica (?), sudgálica e hispânica. Fundo de taça de terra sigillata itálica (?) onde se pode ler uma marca de oleiro TARQ (?) podendo corresponder a Tarquitius, oleiro que terá laborado entre 20 a.C e 1 a.C.. T. S. sudgálica de Montans e La Gaufesanque. Bordo da forma Dragendorff 24/25, (1ª metade do século I d.C.) e um outro da forma Dragendorff 29 (entre 40 a 85 d.C.). Ânforas, cerâmica de paredes finas, lucernas, cerâmica de construção e fragmentos de faiança portuguesa do século XVII.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    ZEP - Zona Especial de Protecção

  • Conservação

    -

  • Processos

    -

Bibliografia (1)

Núcleo Visigótico. Museu Regional de Beja (1993)

Fotografias (0)

Localização

Não é possível localizar o sítio selecionado no mapa.


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0