Murada (Castelo da Balsa)

Sítio (1416)
  • Tipo

    Povoado Fortificado

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Vila Real/Alijó/Vila Verde

  • Período

    Idade do Ferro e Idade Média

  • Descrição

    Povoado fortificado de grandes dimensões, localizado num cabeço em esporão sobranceiro ao vale do rio Pinhão. O seu enquadramento paisagistíco permite-lhe o controlo estratégico de uma vasta área, que inclui um alongado troço da bacia do Pinhão, assim como a zona terminal Norte do planalto de Alijó. Tem razoáveis condições de defesa natural, e um complexo sistema defensivo, constituído por duas linhas de muralhas e um fosso, e um camo de pedras fincadas. A primeira linha de muralha, interna, define e circunda na sua totalidade uma vasta plataforma. Esta linha de muralhas é reforçada no topo Norte por um primeiro torreão, no ponto mais elevado e sobre a zona de acesso, e na vertente voltada a Oeste por um outro torreão. Uma segunda linha de muralha, externa, reforça o conjunto de estruturas defensivas, correndo equidistante pelos lados Norte e Leste em relação à primeira, originando um segundo recinto em forma de corredor, com uma largura aproximada de 10 metros. Neste recinto, do lado Norte, encontra-se pelo menos um afloramento que apresenta algumas covinhas. No lado Norte, a defesa é complementada com um fosso, o qual dá lugar a um campo de pedras fincadas no lado Leste, que preenche grande parte da plataforma aplanada exterior ao povoado deste lado. O campo está mal conservado, com muitas das pedras tombadas e muitas outras que deverão ter sido retiradas, pois apresenta pouca densidade de pedras fincadas. Ainda do lado Norte, em frente ao torreão, abre-se uma mina cuja galeria aconpanha um filão de quartzo. Embora não fosse possível determinar com segurança a extração mineral efectuada neste local, assim como a cronologia precisa do período da sua exploração, não deve ser escamoteada a hipótese de esta pertencer a um período contemporâneo da ocupação do sítio, e ser o ferro o minério aqui extraído. À superfície encontra-se com facilidade diversos fragmentos de cerâmica, que se parecem dividir em dois tipos distintos: cerâmicas manuais da Idade do Ferro, e cerâmicas cinzentas a torno da Alta Idade Média.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    A partir da estrada nº 1254 que liga aldeia da Balsa a Souto de Escarão. Um pouco depois da primeira aldeia, a partir desta estrada deverá ser tomado um caminho de terra batida que conduz directamente até ao povoado.

  • Espólio

    -

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    2006/1(355)

Bibliografia (6)

A Cultura Castreja no Noroeste de Portugal (1986)
Archeologia de Trás-os-Montes.Concelho de Alijó.Instrumentos do período neolíthico e castros luso-romanos. O Arqueólogo Português (1905)
II - Estudos Sectoriais B - Património. Plano Director Municipal de Alijó (1993)
Levantamento Arqueológico do Concelho de Alijó (1996)
PROZED. Plano Regional de Ordenamento da Zona Envolvente do Douro (1990)
Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental (1993)

Fotografias (0)

Localização