Almada - Igreja da Misericórdia

Sítio (2986)
  • Tipo

    Necrópole

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Setúbal/Almada/Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas

  • Período

    Medieval Islâmico, Medieval Cristão, Moderno e Contemporâneo

  • Descrição

    Os trabalhos arqueológicos que incidiram directamente na Igreja da Misericórdia, construída durante o séc. XVI. No âmbito de obras de remodelação da Igreja, que incluiu o levantamento total do respetivo pavimento, foram identificados 17 locais de inumação distintos (6 sepulturas com lápide e 11 valas de inumação sem lápide) coexistentes no mesmo espaço e que constituem um reflexo da desigualdade social, já bem patente na época, 3 silos. Foi também identificada uma possível oficina de metalurgia, atestada por vestígios de uma estrutura de fundição, grande quantidade de escória e alguns fragmentos de molde. As escavações efetuadas no local permitiram a identificação de mais de uma centena de indivíduos, sendo um dos aspetos mais importantes a deteção de uma elevada presença de não adultos, quando comparados com a percentagem de adultos. Quase metade dos indivíduos são crianças, jovens e adolescentes ainda em crescimento e a maioria foi inumada nas sepulturas sem lápide. À exceção das sepulturas 1 e 6, que não foram escavadas, a maioria dos enterramentos apresentam mais do que um individuo sendo portanto reutilizadas. Observa-se um ritual funerário muito simples, de acordo com os preceitos das Misericórdias e generalizado a todos os indivíduos. Os corpos foram depositados em caixões, com espólio religioso (crucifixos, medalhas de santos), e nalgumas espólio pessoal, como uma espada ou anéis. Vestígios de pregos e terras enegrecidas indicam uma possível utilização de caixões.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Rua D. José de Mascarenhas; Rua Capitão Leitão; Praça Luís de Camões; Avenida Heliodoro Salgado

  • Espólio

    Nos silos: restos de construção (telhas, pedras caliça) lixos domésticos (ossos, espinhas, conchas, carvões), cerâmica negra (Leeds), caneca com inscrição de 1843, 4 balas de canhão, cerâmica verde vidradada, selo de chumbo, núcleos de objectos de ferro, metade de uma tijela de faiança branca com decoração a dourado, aneis, rosários com medalha, alfinetes de cabelo, numismas de D. João I, D. Afonso V, D. Sebastião, D. Maria, D. Fernando e um dinheiro do séc. XIII/XIV. Sepulturas: medalhas de diversos santos, 6 aneis de vidro e um de cobre, contas de rosários, crucifixos, peças de madeira torneadas com aplicação de bronze, uma espada de ferro, pregos, fragmentos de tábuas, cal.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    Classificado como MIP - Monumento de Interesse Público

  • Conservação

    Outros

  • Processos

    S - 02986 e 2015/1(102)

Bibliografia (12)

Almada Antiga e Moderna - Roteiro Iconográfico (1985)
Almada e o Tejo - Itinerários (1999)
Almada medieval/moderna: um projecto de investigação. Al-madan (1992)
Almada, Toponímia e História das Freguesia Urbanas (1985)
Centro de Arqueologia de Almada: 10 anos de actividade. Al-Madan (1982)
Escavações do CAA: Verão/83. Al-Madan (1983)
Igreja da Misericórdia de Almada. Al-Madan (1984)
Igreja de Santa Maria do Castelo: novos dados para o seu conhecimento. Al-Madan (1985)
Intervenções de salvamento em Almada. Problemas de crescimento e alteração ao traçado urbano tradicional. Actas do 1º Encontro Nacional de Arqueologia Urbana (Setúbal 1985) (1986)
O Retábulo da Igreja da Misericórdia de Almada. Al-Madan (1984)
Obras no Hospital de Almada levam a descoberta de vestígios arqueológicos. Al-Madan (1982)
Os Forais de Almada e seu Termo. I - Subsídios para a história de Almada e Seixal na Idade Média. (1983)

Fotografias (7)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0