Castro do Vilarelho

Sítio (3104)
  • Tipo

    Povoado Fortificado

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Vila Real/Alijó/Favaios

  • Período

    Idade do Ferro

  • Descrição

    Povoado fortificado de grandes dimensões, com um sistema defensivo composto por duas linhas de muralhas delimitadoras de espaços bem definidos. A primeira linha de muralha, onde ainda é perceptível a existência de um grande torreão, circunda um espaço de configuração semicircular no interior do qual se registam a concentração de pequenos derrubes, e na parte Leste chega mesmo a observar-se o arranque de uma estrutura circular. Uma segunda linha de muralha fecha um segundo perímetro também de grandes dimensões, onde se observam grandes quantidades de derrubes. Deste sistema defensivo, de que ainda se preservam troços do aparelho original das muralhas, fazia parte um fosso, actualmente colmatado, e escassos restos de um campo de pedras fincadas. A cerâmica à superficie é abundante, e a que se observou é toda pertencente à Idade do Ferro. O castro tem uma implantação que lhe permite um amplo controlo estratégico da área envolvente. As muralhas encontram-se em bom estado de conservação, mantendo em quase todos os troços entre 1 e 2 metros de altura, estando cobertas por amplos derrubes. Quanto ao torreão, a julgar pelo tamanho do derrube, deveria ser enorme, sendo possível observar parte da sua face externa, que deixa adivinhar ainda um bom estado de conservação. Por toda a área são visíveis buracos abertos por prospectores de tesouros, concentrando-se sobretudo na zona do torreão. Não são detectáveis indícios de romanização, pelo menos na área interior das muralhas, ainda que o extenso matagal dificulte a prospecção.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    A partir das vilas de Alijó ou Favaios, por caminhos de terra batida que se desenvolvem na zona florestal de Campo Meão e Vilarelho.

  • Espólio

    -

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    -

Bibliografia (14)

A Cultura Castreja no Noroeste de Portugal (1986)
A estela funerária romana da Quinta de São Jorge. Favaios-Alijó. Arqueologia (1983)
Antas e castros do concelho de Alijó. O Arqueólogo Português (1896)
Apontamentos Arqueológicos (1987)
Breve Notícia da Terra de Panoyas, cantão famigerado na antiguidade, do qual se formou a melhor parte da Comarca de Villa Real (1836)
Favaios (1908)
II - Estudos Sectoriais B - Património. Plano Director Municipal de Alijó (1993)
Levantamento Arqueológico do Concelho de Alijó (1996)
Memória Descritiva e Bibliográfica da Vila de Alijó - Parte Histórica. História e Cultura dos Povos Europeus (1997)
PROZED. Plano Regional de Ordenamento da Zona Envolvente do Douro (1990)
Pedras fincadas em Trás-os-Montes (Portugal). Chevaux-de frise i fortificació en la primera edat del ferro europea (2003)
Povoados fortificados com pedras fincadas em Trás-os-Montes. Conimbriga (2000)
Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental (1993)
Subsídios Psicossociológicos e Históricos do Concelho de Alijó (1969)

Fotografias (0)

Localização