Cerco das Antas / Cerro das Antas / Montes Altos

Sítio (4376)
  • Tipo

    Anta/Dólmen

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Ourique/Ourique

  • Período

    Neo-Calcolítico e Idade do Ferro

  • Descrição

    No mesmo acidente geográfico no qual se encontra o geodésico do Monte Alto, a cerca de 250m a Noroeste, foi detectado um monumento megalítico. De planta rectangular (c. 6mx2,5m)e possivelmente de falsa cúpula do tipo Monchique. Deste aparentemente, conservam-se situ 3 esteios fracturados sendo-lhe referenciados na sua descoberta 8. As dimensões da câmara são as de 3X3m. Apresenta o corredor entulhado e, aparentemente, poderá ter parte da mamoa conservada, no entanto na zona central esta já não existe, assim como o esteio da cobertura. Possui mamoa com aneis líticos de contenção. À volta observam-se pedras de quartzo e xisto, certamente pertencentes à mamoa que parece apresentar-se relativamente conservada. O espólio associado corresponde apenas a duas pontas de seta de base côncava. Associado ao monumento conta-se a reutilização do espaço como observado pelos restos de uma cista megalítica, situada na Herdade de Monte Alto. Em 1957 o monumento encontrava-se em parte destruído, assim como a respectiva mamoa. As 4 urnas da idade do ferro, encontravam-se muito despedaçadas, incompletas e sem espólio, embora no nível mais superficial do interior da cista, descobriram-se 4 urnas, três pontas de seta, objectos em pedra e três braceletes de ouro. A. Martins dá conta segundo informação oral de escavadores do achado que estas braceletes encontravam-se entaladas entre dois esteios e na sua parte exterior, em local não associado a enterramentos ao contrário do registado por Abel Viana. Anote-se que este achado e o monumento encontra-se erradamente referenciados em alguma bibliografia a Almodôvar. Esclareceu-nos mais recentemente Artur Martins (2008) (citado ainda em Vilhena, 2006) que a confusão resultou por parte dos próprios escavadores na localização errada do "Serro das Antas" no concelho de Almodôvar, freguesia de Gomes Aires, no artigo de 1957 (Viana et alli, 1957:409). Em publicação de 1959 já o localizam na freguesia de S. Salvador concelho de Ourique (Viana et alli, 1959:211). O relatório de Octávio Veiga Ferreira refere que "nos dias 17 a 19 do corrente (Fevereiro de 1957), O. Da Veiga Ferreira, Ruy Freire d'Andrade e Abel Viana procederam a investigações arqueológicas no concelho de Ourique, nomeadamente à exploração dos restos de uma cista megalítica, situada na Herdade do Monte Alto, no sítio do Cerco das Antas, freguesia de Ourique". A 200 m do tumulo de Monte Alto, com a sua relocalização conforme PDM e Artur Martins (2014, nº 16).

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    No mesmo acidente geográfico no qual se encontra o geodésico do Monte Alto, a cerca de 250m a Noroeste.

  • Espólio

    -

  • Depositários

    Instituto Geológico e Mineiro e Museu das Minas de Aljustrel

  • Classificação

    Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 04376 e 98/1(738)

Bibliografia (5)

Contribuição para o conhecimento da arqueologia megalítica do Baixo Alentejo. Actas e Memórias do 1º Congresso Nacional de Arqueologia , Lisboa, 1958 (1959)
Die Megalithgräber der Iberischen Halbinsel Der Western. Madrider Forschungen (1965)
Megalitismo da Região de Ourique (Portugal). Um conjunto megalitico esquecido. [Tese de Mestrado] (2014)
Monumentos megalíticos dos arredores de Ourique. Comunicações dos Serviços Geológicos de Portugal (1957)
Reflexões sobre a utilidade de necrópoles megalíticas na Idade do Bronze. Actas do Seminário sobre o Megalitismo do Centro de Portugal (1994)

Fotografias (0)

Localização