Gruta da Senhora da Luz I

Sítio (3840)
  • Tipo

    Gruta Natural

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Santarém/Rio Maior/Rio Maior

  • Período

    Neolítico e Calcolítico

  • Descrição

    Gruta com várias dezenas de metros de desenvolvimento, compreendendo, na parte inicial, duas salas grandes ligadas por um estreito corredor, cujos depósitos continham tumulações neolíticas acompanhadas de oferendas funerárias. Esta gruta foi inicialmente explorada entre 1935 e 1936, à qual se associaram posteriores campanhas até 1942, tendo o abundante espólio sido recolhido à época e conduzido para o actual Museu Nacional de Arqueologia. Do conjunto de artefactos então exumados, constam imachados, enxós e escopros, trapézios, crescentes, triângulos e lamelas, furadores, pontas de seta, de alabardas e punhais. Foram também recolhidos furadores e pontas, em osso, e objectos de adorno (osso e concha). Em cerâmica, foram recolhidos fragmentos de esféricos, taças em calote e carenadas. Verifica-se ainda a presença de um exemplar liso de cilindro de calcário, um machado votivo e dois vasos de calcário. Sondagens feitas em 1987, por João Zilhão e Anthony Marks, na primeira sala mostraram que a escavação de Heleno havia atingido níveis estéreis contendo grandes lajes de abatimento. O sítio encontra-se inventariado no PDM de Rio Maior, com o número 72. Revisão do PDM - nº1

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Na estrada de Rio Maior na direcção de Caldas da Rainha. Situada na parte de trás de uma das últimas casas da aldeia, acede-se actualmente à gruta através de uma entrada artificial situada no topo oeste de uma eira.

  • Espólio

    Punhal em silex, anel de ouro, alabarda em sílex, cerâmica.

  • Depositários

    Museu Nacional de Arqueologia

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional

  • Conservação

    Bom

  • Processos

    82/1(118), 94/1(171) e S - 03840

Bibliografia (10)

Alguns objectos inéditos, bastante raros, da colecção do professor Manuel Heleno. O Arqueólogo Português (1970)
Arqueologia do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Colecção Estudos (1991)
Jóias pré-romanas. Ethnos (1935)
Monumentos nacionais. Seu arrolamento, classificação e protecção, especialmente na parte que se refere a arqueologia. Revista de Guimarães (1941)
Neolitização dos concelhos de Rio Maior e Tomar. Temas de História do Distrito de Santarém: comunicações apresentadas ao I Colóquio sobre história regional e local do distrito de Santarém, 1987 (1991)
O Neolítico antigo no Arrife da Serra d'Aire. Um case-study da neolitização da Média e Alta Estremadura. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Inventário (1993)
Sepultura neolítica do Cerro das Cabeças (Enxerim, Silves, Algarve). Revista Portuguesa de Arqueologia (2003)
Subsídios para a História do Museu Etnológico do Dr. Leite de Vasconcellos. O Arqueólogo Português (1964)
Tipos de punhal lítico da colecção dos Serviços Geológicos de Portugal. Revista de Guimarães (1957)

Fotografias (1)

Localização