Vale Pincel 1

Sítio (3326)
  • Tipo

    Habitat

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Setúbal/Sines/Sines

  • Período

    Neolítico Antigo

  • Descrição

    Vale Pincel 1 é um habitat do Neolítico Antigo, implantado em zona plana, no sopé da encosta meridional do maciço eruptivo dos Chãos de Sines. Este sítio arqueológico, que se estende por cerca de 10 ha, foi identificado em 1975 por C. Tavares da Silva e por J. Soares, no âmbito de atividades do Grupo de Trabalhos de Arqueologia do Gabinete da Área de Sines. Os trabalhos arqueológicos de escavação revelaram várias estruturas organizadas em núcleos, nomeadamente estruturas de combustão na forma de fossas subcirculares, ou ovaladas, pouco profundas, acompanhadas por fossas que receberiam os subprodutos da actividade de combustão ocorrida nas lareiras. Foram igualmente identificadas fossas de detritos, buracos de poste e alinhamentos formados por monólitos. O espólio observado é composto essencialmente por cerâmica, na sua maioria ostentando decoração impressa e plástica; e por líticos em sílex, destacando-se os abundantes subprodutos de talhe que remetem para a manufactura de instrumentos de sílex em Vale Pincel 1. De acordo com a informação obtida durante os trabalhos, incluindo datações de radio-carbono de amostras provenientes de diversas estruturas, a ocupação do sítio pode ser enquadrada cronologicamente nos 2º e 3º quartéis do VI milénio BC.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    -

  • Espólio

    Cerâmica, designadamente esferoidais/ovóides e taças em calote, na sua maioria ostentando decoração impressa e plástica (cordões simples ou segmentados e por vezes, mamilos); líticos (lamelas, entalhes, denticulados, raspadores, geométricos, furadores, lamelas de bordo abatido, buris, elementos de foice sobre lamelas com lustre de cereal); carvão vegetal.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 03326, 90/1(100) e JN11/1(076)

Bibliografia (12)

A passagem do mesolítico ao neolítico na costa do Alentejo. Revista Portuguesa de Arqueologia (1998)
A transição para o Neolítico na costa sudoeste portuguesa. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
Defesa do Património arqueológico na área de Sines. Al-madan (1982)
Mesolítico-Neolítico na costa Sudoeste: transformações e permanências. Actas do 1º Congresso de Arqueologia Peninsular, Porto, 1993 (1995)
Neolitização da costa sudoeste portuguesa. A cronologia de Vale Pincel I. Congresso do Neolítico Peninsular (2015)
Novos dados sobre o Neolítico antigo do Sul de Portugal. Arqueologia (1989)
O Mesolítico inicial da Estremadura. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
O processo de neolitização na Costa Sudoeste. Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular. Neolitização e Megalitismo da Península Ibérica. Vila Real 1999 (2000)
Património Arqueológico do Distrito de Setúbal. Subsídios para uma carta arqueológica (1993)
Protomegalitismo no Sul de Portugal: inauguração das paisagens megalíticas. Muitas antas, pouca gente?. Actas do I Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2000)
Pré-História da Área de Sines (1981)
The first farming communities in the Southwest European Coast: A traceological approach to the lithic assemblage of Vale Pincel I. Journal of Anthropological Archaeology (2016)

Fotografias (0)

Localização