Herdade do Pomar

Sítio (3347)
  • Tipo

    Necrópole

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Aljustrel/Ervidel

  • Período

    Idade do Bronze e Indeterminado

  • Descrição

    Local onde foi descoberta uma cista do Bronze do Sudoeste violada por trabalhadores agrícolas na Herdade. Foi recolhido o seu espólio. Os vestígios de lajes de xisto prolongam-se para sul, o que pode indiciar a presença de mais vestígios de cistas mas fora do contexto. Foi no âmbito dos trabalhos de minimização do Bloco de Rega de Ervidel (referenciado como Herdade do Pomar 1 no EIA) localizado no topo de uma pequena elevação sobranceira a um conjunto de pequenas linhas de água, onde se destaca o Barranco da Vinha. Do ponto de vista geológico, encontra-se numa área de caliços cobertos por uma densa camada argilosa que, nesta área, apresenta cerca de 40/50 cm. A intervenção em Herdade do Pomar procurou averiguar a natureza de vários interfaces verticais identificados no topo do substrato geológico e de um aglomerado de blocos pétreos. Os trabalhos realizados neste último contexto permitiram a identificação de uma estrutura pétrea constituída por blocos de quartzo e gabro imbricados; nas restantes sondagens foi possível identificar dois "buracos de poste", quatro valados e uma estrutura em negativo de planta sub-circular. No decorrer dos trabalhos não foi identificado qualquer elemento de natureza artefactual. Deste modo, os resultados obtidos não permitem a articulação do contexto com uma cronologia definida. Saliente-se, porém, a proximidade das estruturas identificadas relativamente a contextos de cronologia pré-histórica (Monte da Ramada 1) e sobretudo ao povoado da Idade do Ferro da Herdade do Pomar.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Seguindo na EN2, de Ervidel para Ferreira do Alentejo, cerca 400 m depois do Km 606, seguir no estradão , que se apresenta pela direita, durante 200 m, depois virar novamente à direita, noutro caminho e seguir mais 100 m; a zona de intervenção localiza-se junto a esse caminho.

  • Espólio

    2 vasos cerâmicos tipo Santa Vitória decorados com triângulos incisos; 1 vaso alto e fechado de perfil sinuoso e bordo saliente (Trabalhos Antigos); Um fragmento muito pequeno de cerâmica manual e um lítico em gabro. Foram recolhidas amostras dos sedimentos (2011)

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 03347, 2008/1(216) e 91/1(330)-A

Bibliografia (3)

As estelas decoradas da Herdade do Pomar (Ervidel-Beja) - estudo comparado. Setúbal Arqueológica (1977)
Nota sobre uma necrópole do Bronze do sudoeste dos arredores de Ervidel (Aljustrel). Vipasca (1992)
O povoado da II Idade do Ferro da Herdade do Pomar (Ervidel, Aljustrel). Conimbriga (1990)

Fotografias (0)

Localização