Pias

Sítio (2576)
  • Tipo

    Vestígios Diversos

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Serpa/Pias

  • Período

    Romano

  • Descrição

    Inscrição funerária isolada que poderá ser proveniente de Pias ou de um lugar próximo. Da ficha de inventário do MNA constam as seguintes referências: "Placa encontrada em Pias, junto à vetusta Igreja de Santa Luzia em Agosto de 1935". "Doação - Oferta do Sr. Capitão José Augusto Correia de Campos". Scarlat Lambrino refere como localização "provenant "de Pias, concelho de Serpa" (Inventaire et Rosa Capeans)". A georreferenciação em PDM e Base de Dados Endóvelico não deverá ter correspondência exacta com esse achado. Já prospeções (2018) no âmbito do acompanhamento de valas da Adução ao Eixo Serpa-Moura (Águas Publicas do Alentejo), na área em causa, observaram inúmeros materiais cerâmicos associados a uma cronologia romana/medieval, de destacar uma asa de ânfora e diversos outros fragmentos de ânfora dispersos por uma área aproximada de 2000m2. Os materiais são visíveis sobretudo na zona de cultivo, tratando-se de uma área cuja terra é revolvida todos os anos, sendo responsável pela dispersão dos materiais. Esta dispersão de materiais encontra-se nas proximidades da elevação junto à EM onde foram identificadas um conjunto de ocorrências uma necrópole de inumação de cronologia Romana/Tardo-Romana e que foi associada a Alpendres dos Lagares 2 (CNS 12100).

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    A 650 m W. da Ermida da Nossa Senhora da Conceição (esta referência não está de acordo om os dados da ficha do MNA).

  • Espólio

    Inscrição funerária. Placa funerária de forma rectangular com moldura de gola directa. O canto superior esquerdo foi perdido entre 1967 e 1975. Leitura antes da perda do canto superior esquerdo: APOLAVSIS (hedera)/ ANTISTIAE (hedera) PP(sic)/ISCAE DELICI/VM (hedera) ANNICIA / DIERVM XXXXVIII / H(ic) . S(ita) . E(st) . S(it) . T(ibi) T(erra) L(evis) Apolausis Annicia, delícia (criança querida), filha de de Antistia Prisca, de 48 dias, está aqui sepultada. Que a terra te seja leve! (www.matriznet.dgpc.pt)

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    2001/1(289)

Bibliografia (7)

A carta arqueológica da margem esquerda do Guadiana e o Museu de Serpa (projecto). Lucerna (1965)
Antigualhas lusitano-romanas. Congresso do Mundo Português, Lisboa, 1940 - Memórias e Comunicações apresentadas ao Congresso da Pré e Proto-História de Portugal (I Congresso) (1940)
Arqueologia do Concelho de Serpa (1997)
Aspectos da romanização no territorio português da Bética. O Arqueólogo Português (1951)
Catalogue des inscriptions latines du Musée Leite de Vasconcellos. O Arqueólogo Português (1967)
Ficha de Inventário. http://www.matriznet.dgpc.pt/
Roman Portugal (1988)

Fotografias (0)

Localização