Castelo Velho de Bruçó (Castelo dos Mouros)

Sítio (5630)
  • Tipo

    Povoado Fortificado

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Bragança/Mogadouro/Bruçó

  • Período

    Idade do Ferro

  • Descrição

    Pequeno povoado fortificado assente no relevo terminal do planalto mirandês, na margem direita do rio Douro, cerca de 1 quilómetro para norte da Barragem de Aldeadávila de la Ribera. O local detém boas condições de defesa natural e um propício posicionamento para o controlo geo-estratégico. O perímetro interno é protegido por uma linha de muralha que arranca a norte, junto de um portentoso torreão, e protege os sectores ocidental e sul. A oriente a plataforma de assentamento do povoado cai abruptamente em arriba sobre o leito do rio Douro, criando-se um declive quase vertical onde as discrepâncias dos valores da altitude variam entre os 350m. e os 616m. A complexidade inerente ao sistema defensivo verifica-se no sector norte, onde se desenvolve a zona de acesso ao interior do recinto. Aqui, além dos significativos vestígios de um monumental torreão, é possível observar um campo de pedras fincadas e um fosso. Um troço preservado da antiga muralha, realizada à base de pedra granítica e com cerca de 1, 80 metros de largura, documenta a robustez e o trabalho dispensado na concepção do complexo defensivo deste reduto. À superfície do solo são praticamente inexistentes os vestígios materiais de superfície, tendo apenas sido detectados alguns fragmentos cerâmicos cujo calibre e estado de erosão não permitiram extrair grandes ilações de âmbito cronológico. O Castelo Velho de Bruçó revela tipologias de assentamento e de amuralhamento frequentemente observadas em outros povoados da Idade do Ferro da região.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    O acesso é realizado a partir da aldeia de Bruçó, por caminhos de terra batida que se desenvolvem para sudoeste do aglomerado populacional, no sentido do marco geodésico do Cerro. A partir das proximidades desse marco o percurso terá que ser efectuado a pé ao longo de aproximadamente 1 quilómetro. A dificuldade em atingir o local aconselha o acompanhamento de um guia.

  • Espólio

    -

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Mau

  • Processos

    82/1(034)

Bibliografia (8)

A Cultura Castreja no Noroeste de Portugal (1986)
Catálogo dos monumentos e sítios arqueológicos do Planalto Mirandês (Proto-História). Brigantia (1994)
Espada antiga. O Arqueólogo Português (1902)
Memórias arqueológico-históricas do distrito de Bragança: arqueologia, etnografia e arte (1934)
O Leste do Território Bracarense (1975)
Pedras fincadas em Trás-os-Montes (Portugal). Chevaux-de frise i fortificació en la primera edat del ferro europea (2003)
Povoados fortificados com pedras fincadas em Trás-os-Montes. Conimbriga (2000)
Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental (1993)

Fotografias (0)

Localização