Igreja de Saldanha

Sítio (5653)
  • Tipo

    Igreja

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Bragança/Mogadouro/Saldanha

  • Período

    Romano e Idade Média

  • Descrição

    A igreja paroquial de Saldanha localiza-se no interior do povoado fortificado da Torre de Saldanha, o qual tem comprovadamente ocupação da Idade do Ferro e romana, para além de medieval. A igreja mantém ainda alguns elementos da sua origem medieval, entre os quais se destacam o portal frontal gótico. O portal lateral Sul poderá talvez ser românico. Nesta igreja identificaram-se 3 inscrições romanas, todas em mármore, guardadas actualmente em condições algo precárias numa arrecadação nas imediações da igreja, conhecida como Casa do Despejo. Na entrada da igreja, no chão em frente ao portal Sul, estava uma lápide fragmentada. A leitura feita da sua inscrição, que está incompleta, é: ... / I B / ANTO / G V / NVMI... Em obras realizadas em 1967 apareceram integradas no altar-mor mais duas inscrições, assim como uma pedra trabalhada em mármore, também guardada na casa do Despejo. Uma é a mais conhecida das 3 inscrições, uma ara votiva a Júpiter, dedicada por um veterano da VII legião. Está intacta, tem frontão triangular, com duas volutas decoradas com pequenas rodas de seis raios curvos sobre motivos vegetais. A inscrição é: I O M D / DOMITIVS / PEREGRINVS / VET LEG VII / GE P F / V S L M. A terceira e última inscrição, erradamente referida por Sande Lemos como tendo sido encontrada na capela de Santa Marinha, é uma estela funerária dupla, fracturada na parte superior. Uma das inscrições apresenta como elemento decorativo uma figura de javali em relevo. As duas inscrições são: [F]LACCO / [RV]FI / AN XLV e ALBVCIO / SILONIS / AN LXX. Sande Lemos refere ainda da igreja de Saldanha um fragmento de inscrição, CAPITO / MARITVS..., mas trata-se de um erro, pois esta inscrição é inicialmente referida pelo abade de Baçal como pertencendo à capela de Santa Marinha.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Dentro da aldeia de Saldanha, no lugar da Torre

  • Espólio

    -

  • Depositários

    Comissão Fabriqueira da Igreja Paroquial de Saldanha

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    -

Bibliografia (9)

Ara a Júpiter Depulsor: dedicada por um veterano da Legio VII Gemina. Revista da Faculdade de Letras (1972)
Catálogo dos monumentos e sítios arqueológicos do Planalto Mirandês. Brigantia (1998)
Epigrafia latina de entre Sabor e Douro desde o falecimento do Abade de Baçal - 1947 (continuação). Brigantia (1987)
L'armée romaine et l'organisation des provinces ibériques d'Auguste à l'invasion de 409 (1982)
Memórias arqueológico-históricas do distrito de Bragança: arqueologia, etnografia e arte (1938)
Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental (1993)
Religiões antigas de Portugal. Aditamentos e Observações às Religiões da Lusitânia de J. Leite de Vasconcelos - Fontes epigráficas (1991)
Representações zoomórficas na epigrafia funerária Transmontano-Zamorana Ocidental da época romana. Actas do Congresso Internacional de Arqueologia Iconográfica e Simbólica (2002)
Roman Portugal (1988)

Fotografias (0)

Localização