Casais 1 e 2/ Casais

Sítio (6338)
  • Tipo

    Estação de Ar Livre

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Leiria/Leiria/Regueira de Pontes

  • Período

    Paleolítico Inferior

  • Descrição

    O sítio denominado Casais 1 e Casais 2/ Casais corresponde a um conjunto de dois pequenos areeiros próximos um do outro, cronologicamente enquadrados no Paleolítico Inferior, que integram a mesma formação. No decurso dos trabalhos de levantamento arqueológico efetuadas por João Pedro Cunha-Ribeiro entre 1985 e 1986, foi possível descobrir, à superfície, um conjunto de materiais líticos acheulenses tendo sido estudados por aquele investigador 27 artefactos, havendo registo de 17 objetos talhados em quartzito. No levantamento arqueológico dirigido por José da Silva Ruivo, em 1990, é referida a existência de 20 artefactos de quartzito em Casais 1 e 15 artefactos de quartzito em Casais 2. No entanto, posteriormente é referido que em Casais 2, localizado na extremidade NW da elevação da Ponte da Pedra, foram detetados mais materiais do que em Casais 1, localizado a NE da anterior estação. No âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE) Eixo Lisboa - Porto: Lote C1 Alenquer (Ota) / Pombal, em 2007, para o caso concreto de Casais 2, descrito como localizado a Noroeste da elevação da Preta da Pedra e para o qual eram apontados apenas dois objectos relacionados com as formações fluviais quaternárias, foram identificados a Noroeste duas lascas de quartzito, duas lascas de sílex, um núcleo/nódulo de sílex, bifaces de quartzito e outros seixos talhados em quartzito. Estes materiais foram identificados numa área de areeiro, em terras já remexidas. São visíveis os cortes e planos artificiais feitos pelas máquinas de extracção de areias, o que leva a colocar a hipótese de os depósitos com materiais arqueológicos já terem sido desmantelados. No que respeita a Casais 1, há a referência de ficar localizado a Nordeste da elevação da Preta da Pedra, tendo aí sido identificados utensílios líticos, mas no âmbito deste trabalho não foram identificados quaisquer vestígios arqueológicos na área referida.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    EN 1120 (Estrada Regueira de Pontes - Casais - Preto da Pedra).

  • Espólio

    27 objetos líticos acheulenses, 2 lascas de quartzito, 2 lascas de sílex, 1 núcleo/nódulo de sílex, bifaces de quartzito e outros seixos talhados em quartzito.

  • Depositários

    Museu Arqueológico de Leiria

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Mau

  • Processos

    2003/1(044), 2004/1(199), 2008/1(800) e 85/1(096)

Bibliografia (3)

Contribuição para o estudo do Paleolítico do vale do Lis no seu contexto crono-estratigráfico. Portugália, 13-14 (1992)
O Acheulense no Centro de Portugal: o vale do Lis. Contribução para uma abordagem tecno-tipológica das suas indústrias líticas e problemática de seu contexto cronoestratigráfico. (1999)
O Paleolítico no vale do rio Lis. Revista da Faculdade de Letras, 2ª Série, 9 (1992)

Fotografias (0)

Localização