Necrópole da Nossa Senhora da Luz da Maceira

Sítio (5134)
  • Tipo

    Necrópole

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Leiria/Leiria/Maceira

  • Período

    Moderno e Contemporâneo

  • Descrição

    O sítio denominado Necrópole de Nossa Senhora da Luz corresponde a uma necrópole do período Moderno. A igreja original terá sido erguida em 1517, existindo referencias à possibilidade de uma Igreja/ capela anterior, em documentação do século XIII. Em 1982 existe a referência que foi encontrada nos alicerces da igreja uma lápide, com inscrição, bem como 10 denários ibéricos e uma tábula em mármore embutida na parede noroeste da torres esquerda. Em 2002 foi intervencionada uma necrópole associada à igreja com inumações realizadas em fossa simples, escavadas no substracto geológico, sem talude. Na área de intervenção foram detetadas quatro inumações primárias. Todas as sepulturas encontram-se em decúbito dorsal, com excepção de uma que se encontra em decúbito lateral direito. A orientação dos esqueletos é Sul-Norte. Em alguns casos a sepultura foi reutilizada antes da decomposição total do cadáver. Não foi detectada qualquer estrutura pétrea ou de madeira associada aos enterramentos. Em 2015 procedeu-se a nova intervenção arqueológica preventiva, no âmbito do projeto de requalificação e ampliação da Igreja, onde foram identificadas 5 fases distintas da sequência construtiva do espaço. Na intervenção de 2018 não foram detetados vestígios de interesse arqueológico-patrimonial.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Pela estrada nacional n.º 356-1, no sentido Leiria-Maceira, vira-se à esquerda em direcção ao centro da Maceira. Localiza-se junto à Igreja Matriz.

  • Espólio

    Lápide com inscrição e 10 denários ibéricos. Quatro inumações primárias, em decúbito dorsal, com exceção de uma que se encontrava em decúbito lateral direito. A orientação dos esqueletos é Sul-Norte. Em alguns casos a sepultura foi reutilizada antes da decomposição total do cadáver. Apareceram também alguns objetos associados aos enterramentos, como um medalhão ou pendente aparentemente em bronze, um conjunto de contas de terço em madeira e marfim e duas moedas em bronze. Amostras de argamassa de revestimento (de cal e areia) e a um fragmento de calcário trabalhado.

  • Depositários

    OCRIMIRA - Investigação Arqueológica & Patrimonial, Lda.

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 05134, 2000/1(175) e 2004/1(199)

Bibliografia (2)

Notícias do Juncal (Estremadura). (Coisas velhas, 139). O Arqueólogo Português (1938)
Varia Epigraphica. Revista de Guimarães (1969)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0