Forno da Telha

Sítio (10530)
  • Tipo

    Concheiro

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Santarém/Rio Maior/Rio Maior

  • Período

    Mesolítico e Neolítico Final

  • Descrição

    Jazida de ar livre com dois níveis de ocupação, um Mesolítico e outro do Neolítico Final. A ocupação mesolítica encontra-se embalada num nível de areias escuras, acinzentadas, onde se encontram presentes muitas conchas de moluscos de espécies estuarinas (sobretudo berbigão). A fauna é exclusivamente constituída por espécies não domesticadas (veado, auroque, javali, coelho, cavalo). O espólio lítico é de características microlíticas, onde a componente geométrica é dominante. As datas de radiocarbono obtidas indicam que a formação deste concheiro se terá processado há cerca de 7 000 BP. Quanto à segunda camada, constituída por um sedimento avermelhado, apresenta um espólio com cerâmicas, uma grande percentagem com bordo denteado, e uma industria lítica onde estão presentes as pontas de seta. A data de radiocarbono situa este nível em torno de 4 500 anos BP. Depósitos de vertente com duas camadas bem diferenciadas: no topo (única camada ainda visível no corte conservado no local), argilas vermelhas contendo materiais (cerâmica, fauna, indústria lítica) do Neolítico Final/ Calcolítico; na base, uma camada castanha, incluindo um nível de concheiro, contendo materiais (fauna, indústria lítica) do Epipaleolítico/ Mesolítico. O sítio foi alvo de escavações arqueológicas de Manuel Heleno em 1938-39. Encontra-se inventariado no PDM de Rio Maior com o nº 58. Revisão do PDM - nº77 Também designado Fonte da Telha ou Forno da Talha.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Do lado direito da estrada Rio Maior - Caldas da Rainha, junto ao canhão das bocas.

  • Espólio

    O espólio proveniente das escavações de Manuel Heleno encontra-se depositado nas instalações do Museu Nacional de Arqueologia.

  • Depositários

    Museu Nacional de Arqueologia

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    2001/1(547), 2008/1(116) e 94/1(171)

Bibliografia (7)

A estação mesolítica do Forno da Telha (Rio Maior). Actas do 1º Congresso de Arqueologia Peninsular, Porto, 1993 (1994)
Arqueologia do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Colecção Estudos (1991)
Mesolithic animal bones from Forno da Telha, Portugal. Actas do 1º Congresso de Arqueologia Peninsular, Porto, 1993 (1993)
O Mesolítico inicial da Estremadura. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
O Neolítico antigo no Arrife da Serra d'Aire. Um case-study da neolitização da Média e Alta Estremadura. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
O processo de neolitização na Costa Sudoeste. Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular. Neolitização e Megalitismo da Península Ibérica. Vila Real 1999 (2000)
Um quarto de século de investigação arqueológica. O Arqueólogo Português (1956)

Fotografias (0)

Localização