Medo Tojeiro

Sítio (1227)
  • Tipo

    Concheiro

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Odemira/São Salvador e Santa Maria

  • Período

    Mesolítico e Neolítico Antigo

  • Descrição

    Área com vestígios arqueológicos, subdividida em duas zonas distintas: a zona Oeste, que corresponde a um concheiro com acumulações de mexilhão e lapa (sobretudo), e onde foram detectadas várias estruturas de combustão. Da indústria lítica, pouco expressiva do ponto de vista quantitativo, destacam-se os trapézios de base menor retocada, alguns macro-utensílios em grauvaque, um pequeno machado de pedra polida e um polidor em grés. A cerâmica é igualmente escassa (apenas 10 fragmentos), e apresenta decoração plástica e impressa. Na zona Este, foram postas a descoberto estruturas de combustão, consideradas contemporâneas do concheiro detectado na zona Oeste.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Entre a Lapa das Pombas e Escadinhas, junto à falésia, a cerca de 2Km para SSW de Almograve (200 m a sul do porto de pesca de Almograve).

  • Espólio

    Indústrias líticas; malacologia; cerâmicas.

  • Depositários

    Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 01227 e 95/1(166)

Bibliografia (10)

A estação epipaleolítica do Medo Tojeiro (Baixo Alentejo). Contribuição para o estudo do "Languedocense" costeiro. Comunicações dos Serviços Geológicos de Portugal (1979)
A transição para o Neolítico na costa sudoeste portuguesa. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
Les territorialités produites sur le litoral centre-sud du Portugal au cours du processus de néolithisation. Setúbal Arqueológica (1992)
Mesolítico-Neolítico na costa Sudoeste: transformações e permanências. Actas do 1º Congresso de Arqueologia Peninsular, Porto, 1993 (1995)
Neolitização e megalitismo: arquitecturas do tempo no espaço. Muitas antas, pouca gente?. Actas do I Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2000)
O Mesolítico inicial da Estremadura. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
O processo de neolitização na Costa Sudoeste. Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular. Neolitização e Megalitismo da Península Ibérica. Vila Real 1999 (2000)
Para o estudo das comunidades neolíticas do Alentejo litoral: o concheiro do Medo Tojeiro. Arqueologia (1985)
Recent research on the Mesolithic in the Iberian Peninsula: problems and perspectives. Contributions to the Mesolithic in Europe. Papers presented at the fourth international symposium "The Mesolithic in Europe (Leuven, 1990)", ed. by Vermeersch, Pierre M. and Van Peer, P. (1990)
The "Mesolithic -Neolithic transition" in Portugal: a view from Vidigal. Antiquity (1991)

Fotografias (8)

Localização