Quinta da Arrochela

Sítio (5352)
  • Tipo

    Villa

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Castelo Branco/Penamacor/Penamacor

  • Período

    Romano

  • Descrição

    A Quinta da Arrochela situa-se a norte de Salvador, próximo de linhas de água. Após a descoberta de uma sepultura, o local foi alvo de uma intervenção arqueológica em 1985 realizada pelo Serviço Regional de Arqueologia da Zona Centro do IPPC. A escavação revelou duas estruturas tumulares e um local de cremação. A sepultura maior era constituída por uma estrutura retangular em tijoleira, delimitada por tegulae colocadas na vertical e no central da qual se encontrava a caixa tumular que era coberta por placas de xisto. Do espólio arqueológico exumado, contam-se três bilhas em cerâmica, uma lucerna, dois unguentários e um copo em vidro, alfinetes de toucado em osso, uma colher em metal e vários pregos. Justaposta a esta sepultura, encontrava-se outra estrutura mais pequena, formando uma caixa quadrangular, com paredes constituídas por tijolos retangulares, tal como na anterior, sendo o espólio constituído por uma bilha em cerâmica, um copo de vidro e um prego. Da zona de cremação (cinzeiro) foi ainda recolhida uma lucerna e pregos. As estruturas tumulares foram edificadas em finais do século I d.C., inícios do séc. II, embora a sepultura quadrangular, de arquitetura menos cuidada, seja posterior à primeira. Em 1987 localizou-se o núcleo habitacional, associado às sepulturas, que pela dispersão espacial dos materiais leva a crer poder tratar-se de uma villa. A atestar pelo espólio recolhido e pela construção do próprio monumento, os seus proprietários eram seguramente de elevada posição social e económica. Do mesmo local provem uma ara em granito dedicada a Vortiaecius, com a seguinte inscrição: FLA(vius) . TVRI / VS . FELIX / VORTIAECII / V(otum). S(oluit). Nas prospecções efectuadas entre 2013 - 2015, no âmbito do levantamento para a "Carta Arqueológica do Concelho de Penamacor, apenas se observou uma mancha de dispersão de materiais cerâmicos.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Caminho florestal situado do lado esquerdo da estrada municipal que liga Penamacor a Salvador, imediatamente antes desta última.

  • Espólio

    Espólio arqueológico exumado: bilhas em cerâmica, lucernas, unguentários e copos em vidro, alfinetes de toucado em osso, uma colher em metal e vários pregos. Ara em granito dedicada a Vortiaecius, com a seguinte inscrição: FLA(vius) . TVRI / VS . FELIX / VORTIAECII / V(otum). S(oluit).

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 05352 e 2009/1(377)

Bibliografia (2)

Ara a Vortiaecius, de Penamacor. Ficheiro Epigráfico (1985)
Estação arqueológica da Arrochela: escavações e espólio. Actas das 2ª Jornadas da Beira Interior (1986)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0