Torres Vedras - Praça Machado dos Santos

Sítio (10939)
  • Tipo

    Poço

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Lisboa/Torres Vedras/Santa Maria, São Pedro e Matacães

  • Período

    Moderno

  • Descrição

    A Praça Machado dos Santos localiza-se no centro histórico da cidade de Torres Vedras. Em 1996, aquando da demolição de um posto de transformação elétrica, foi colocado a descoberto um antigo poço de cúpula, da segunda metade do século XIX, de abastecimento público de água. A cúpula foi demolida em meados da década de vinte (século XX) e o poço coberto com uma placa de betão, sobre a qual foi construído o posto de transformação. O poço é construído em alvenaria e rebocado interiormente. Possuí uma profundidade de 4 metros e 2,55mX2,95 de diâmetro e tem 4 respiradouros a toda a volta medindo aproximadamente 25cmX20cm. Foram detetados, igualmente, vestígios de antigas edificações urbanas (muros, pavimento térreo e pátio calcetado), e uma sucessão de estratos, uns de ocupação, relacionados com a existência de uma ferraria no local, e outros de enchimento, relacionados com o terramoto de 1755 e níveis de cheias. A escavação recolheu abundantes fragmentos de cerâmica comum da Idade Moderna, faiança portuguesa (séculos XVII e XVIII), fragmentos de azulejos de tapete (século XVII), três moedas, uma delas de D. João V, e restos alimentares, constituídos por ossos de animais (porco, ovelha, etc.) e conchas de bivalves (berbigão, mexilhão). As camadas relacionadas com forjas continham fragmentos de utensilagem metálica com muita jorra acoplada e metacarpos de bovinos com marcas utilização na afiação de foices. Os materiais da última camada escavada, com grande percentagem de faianças portuguesas, datavam-na de entre os séculos XVII e XVIII. Encontraram-se, ainda, dois ossos humanos (um fémur e um metacarpo), certamente provenientes de algum remeximento do solo que tenha atingido uma sepultura da necrópole da Igreja de Santiago. Em 2023 foram descobertas novas sepulturas na praça, correspondentes à necrópole da Igreja de S. Tiago, que terá laborado entre o século XII e 1849. A intervenção ainda se encontra a decorrer.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Através da Rua Dr. Aleixo Ferreira, Travessa de São Tiago ou Travessa José Eduardo César, no centro da cidade de Torres Vedras.

  • Espólio

    Fragmentos de cerâmica comum da Idade Moderna, faiança portuguesa (séculos XVII e XVIII), fragmentos de azulejos de tapete (século XVII), três moedas (uma de D. João V), restos alimentares (ossos de animais (porco, ovelha, etc.) e conchas de bivalves (berbigão, mexilhão)), fragmentos de utensilagem metálica com muita jorra acoplada e metacarpos de bovinos com marcas utilização na afiação de foices e dois ossos humanos.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 10939, 2001/1(148) e 2021/1(461)

Trabalhos (0)

    Bibliografia (2)

    Estudo de arqueobotânica no poço dos Paços do Concelho. Torres Vedras (2002)
    Inventário do Património Natural e Cultural - Fichas do Património Arqueológico de Torres Vedras (2021)

    Fotografias (0)

    Localização


    Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

    Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0