Herdade do Piornal 1

Sítio (10941)
  • Tipo

    Anta/Dólmen

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Évora/Reguengos de Monsaraz/Campo e Campinho

  • Período

    Neo-Calcolítico

  • Descrição

    Trata-se de um pequeno monumento megalítico de câmara poligonal e corredor curto. A tipologia arquitectónica, o escasso número de materiais e a sua tipologia parecem integrar este monumento numa fase inicial do megalitismo de Reguengos de Monsaraz, tal como se verifica para os restantes monumentos do chamado subgrupo oriental. A câmara e corredor foram envolvidos por um anel pétreo, de apoio aos esteios, constituído por blocos de grauvaque de dimensão pequena a média (Leisner, 1951: 258-259 - n.º 69, Est. LXIII - n.º 69; 1959: 218, Est. 40 - n.º7, Est. 98 - n.º 69). Intervencionada por Victor Gonçalves (2000) a câmara era constituída por 7 esteios configurando uma planta de forma subrectangular - poilgonal, com o maior eixo no sentido transversal. A câmara foi assente directamente sobre o afloramento, tendo sido identificadas as fossas de implantação dos esteios. Não foi identificado qualquer bloco classificável como resto do chapéu. O corredor apresenta um esquema de 1+1, com dois esteios de grande dimensão (ECOD1 tem aproximadamente 2.40m de comprimento). Originalmente, deveria apresentar forma afuselada (antes da deslocação de ECOD1). Foi detectado um anel pétreo de sustentação da câmara/corredor, mas não foi identificada estrutura pétrea tumular. A reduzida dimensão do monumento e o tipo de utilização identificado parecem indicar que o monumento teria um número restrito de utilizações. Foi recolhido algum espólio votivo, numa área delimitada, podendo corresponder à mesma inumação: Vaso inteiro em calote, enxó de pedra polida, lâmina, contas de colar de xisto.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Na estrada Reguengos-Mourão, desvio para Monte de São Luís, atravessando o curso de água em frente do Monte do Piornal.

  • Espólio

    Pedra lascada (lâmina, lamela, geométrico), pedra polida, cerâmica, pedra afeiçoada, contas de colar.

  • Depositários

    UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa

  • Classificação

    Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    S - 10941, 7.16.3/14-10(1) e 99/1(077)

Bibliografia (3)

As antas do Concelho de Reguengos de Monsaraz. Estudos e Memórias (1985)
Intervenções arqueológicas em monumentos do grupo megalítico de Reguengos de Monsaraz na área a inundar pela barragem de Alqueva: um ponto da situação em fins de 2001. Revista Portuguesa de Arqueologia (2002)
Novos dados sobre o grupo megalítico de Reguengos de Monsaraz: o limite oriental. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)

Fotografias (11)

Localização