Monte Novo do Piornal

Sítio (10942)
  • Tipo

    Anta/Dólmen

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Évora/Reguengos de Monsaraz/Monsaraz

  • Período

    Neo-Calcolítico

  • Descrição

    O monumento encontra-se numa área plana, rodedado por elevações suaves. Trata-se de uma câmara poligonal com corredor, constituído por oito, em granito, e que se encontram em desigual estado de conservação. A câmara parece ser constituída por seis esteios conservados, masi dois alvéolossem esteio. O actual estado do monumento parece configurar uma planta poligonal de tendência circular. Os esteios apresentam apoios externos e internos, constituídos por blocos de granito. Não se identificaram quaisquer vestígios de corredor. O tumulus deverá ter sido progressivamente destruído pelos trabalhos agrícolas. Intervencionado por Victor Gonçalves no âmbito da submersão do Alqueva (1998). No interior da câmara encontrava-se uma azinheira , cujas raízes envolviam alguns esteios, e blocos de granito de média dimensão. Na área aberta pela provávelimplantação do corredor, verificou-se a presença de marcas de arado, tendo-se recolhido material arqueológico na esfera de arrasto do arado. Na área onde se encontrava o provável corredor , a cerca de 3m da entrada da câmara e no seu enfiamento foi identificada uma fossa, com forma tendencionalmente oval. Nesta estrutura não se recolheu qualquer material, mas pela implantação parece estar relacionada com o monumento. considera-se assim, como um alvéolo ou do corredor ou de menir. Localização apresentada segue as coordenadas presentes em relatório de escavação entregue à tutela por V. S. Gonçalves (1998c).

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    A norte da estrada Reguengos - Mourão, no caminho para a Herdade dos Gagos.

  • Espólio

    2 núcleos de lamelas de xisto jaspóide, um bordo de aça, fragmentos de cerâmica, lasca sobre quartzito, lasca sobre quartzito leitoso

  • Depositários

    Fundação da Universidade de Lisboa

  • Classificação

    Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    S - 10942, 2000/1(267), 7.16.3/14-10(1) e 99/1(077)

Bibliografia (5)

Antas do concelho de Reguengos de Monsaraz. Materiais para o estudo da cultura megalítica em Portugal (1951)
Intervenções arqueológicas em monumentos do grupo megalítico de Reguengos de Monsaraz na área a inundar pela barragem de Alqueva: um ponto da situação em fins de 2001. Revista Portuguesa de Arqueologia (2002)
O grupo megalítico de Reguengos de Monsaraz: procurando algumas possíveis novas perspectivas, sem esquecer as antigas. Actas do Seminário sobre o Megalitismo do Centro de Portugal (1994)
Para o conhecimento dos povoados do megalitismo de Reguengos. Setúbal Arqueológica (1992)
Revendo as antas de Reguengos de Monsaraz. Cadernos da UNIARQ (1992)

Fotografias (8)

Localização