Gruta das Lapas

Sítio (317)
  • Tipo

    Gruta Artificial

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Santarém/Torres Novas/Torres Novas (São Pedro), Lapas e Ribeira Branca

  • Período

    Romano, Moderno e Baixa Idade Média

  • Descrição

    O sítio corresponde a um conjunto de galerias, escavadas em tufo calcário sob a aldeia de Lapas, conjugando espaços de circulação com pilares de sustentação. Esta rede de galerias foi mais extensa, existindo agora secções dele separadas pela criação de emparedamentos, que privatizaram troços da antiga mina. No final da década de 90 do século XX Fernando Real avançou com uma nova interpretação para esta Gruta, a qual corresponderá a uma eventual pedreira de época romana. Em 2017 foram efetuadas 10 sondagens arqueológicas manuais de 1x1m enquadradas no Projeto de Valorização das Grutas das Lapas, de forma a esclarecer dúvidas que persistiam sobre a funcionalidade e cronologia do sítio arqueológico. Verificou-se que as galerias não oferecem estratigrafia anterior aos inícios da Idade Moderna. A análise dos materiais recolhidos nesta intervenção permite avançar que as galerias terão sido escavadas no início da Época Moderna, estando abandonadas no século XVII. Nalguns pontos das mesmas surgem interfaces negativas que não foram possíveis de caracterizar, dadas as reduzidas dimensões da área escavada. A conjugação destes dados com informações históricas permitem equacionar, com elevada margem de segurança, a sua correspondência com uma área de extração mineral, provavelmente de salitre no interior das galerias. Esta interpretação fundamentada pelos dados arqueológicos não invalida que não existam outras estruturas mais antigas, como a necrópole pré-histórica que foi intervencionada na década de 30 do século passado noutro local da aldeia e correspondente ao CNS 13201. Saliente-se ainda que no âmbito dos trabalhos de acompanhamento arqueológico deste projeto de valorização, no exterior da Gruta, na zona mais a Este do espaço, no sopé da casa paroquial, observa-se o que serão bancadas de exploração, no sentido SSO - NNE. Para Oeste, a cota vai descendo, observando-se ainda in loco alguns blocos de tufo talhados e/esboçados no maciço. Também sobre a zona da entrada da gruta, está bem marcada uma linha de corte com idêntica orientação, onde se distinguem vários blocos de tufo por extrair. Observando estas linhas de extração, que se estendem mesmo até ao ponto em que a cota desce abruptamente para o que é hoje o piso do pátio de entrada na gruta, os arqueólogos responsáveis consideram que esta exploração terá de ser anterior à abertura das galerias, uma vez que não parece exequível a laboração tão junto a uma escarpa.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    A entrada do núcleo principal é no Largo das Catacumbas, em frente ao nº8 da Rua José Mota e Silva, na localidade de Lapas.

  • Espólio

    Destaca-se, pelo importância no momento de avançar com datações, a faiança portuguesa dos séculos XVI-XVII e majólicas importadas. Foi ainda identificado o enterramento de um equídeo.

  • Depositários

    Museu Municipal Carlos Reis de Torres Novas

  • Classificação

    Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

  • Conservação

    Bom

  • Processos

    S - 00317 e 2008/1(199)

Bibliografia (5)

A mineração romana: exploração de materiais não metálicos. Portugal Romano: a exploração dos recursos naturais (1997)
Antiguidades de Torres Novas. Revista de Guimarães (1959)
Carta geológica de Portugal na escala de 1:50.000: notícia explicativa da folha 27A-Vila Nova de Ourém (1974)
Os subterrâneos das Lapas um local a visitar. Aqui (1998)
Subsídios para a História do Museu Etnológico do Dr. Leite de Vasconcellos. O Arqueólogo Português (1964)

Fotografias (0)

Localização