Núcleo de Arte Rupestre da Quinta do Fariseu

Sítio (11182)
  • Tipo

    Arte Rupestre

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Guarda/Vila Nova de Foz Côa/Castelo Melhor

  • Período

    Paleolítico Superior

  • Descrição

    O sítio de Fariseu - Rocha 1 localiza-se na margem esquerda do Rio Côa, a cerca de 5 Km da confluência com o Douro, a meia distância entre os conjuntos de gravuras de Piscos, a montante, e de Vale da Figueira. O sítio ocupa a base da vertente nordeste, em limite com a praia aluvial, do relevo chamado Fariseu, onde foram localizados restos de cerâmica e vestígios líticos, em recolhas de superfície, sinalizados sob a denominação de Fariseu no relatório dos trabalhos arqueológicos de prospecção e sondagem realizados entre Setembro e Dezembro de 1996. A existência de rochas gravadas, no limite dos terrenos normalmente submersos pela albufeira da barragem do Pocinho é conhecida desde 1995, por prospecções realizadas durante o levantamento das gravuras da Canada do Inferno.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Pelo caminho rural que permite o acesso ao Monte do Fariseu, prosseguindo-se contornando a vertente Leste deste acidente geográfico.

  • Espólio

    -

  • Depositários

    -

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional, por se encontrar incluído em conjunto inscrito na Lista do Património Mundial

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 11182 e 90/1(374)

Bibliografia (9)

Estruturação simbólica da arte Gravetto-Solutrense em torno do monte do Fariseu (Vale do Côa). Actas do III Congresso de arqueologia de Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Interior. Pré-História. Gestos Intemporais Vol. 1 (2008)
Fariseu, 20 Anos Depois novidades da arte paleolítica do Côa. Al-madan (2020)
Fariseu: cronologia e interpretação funcional do sítio. Actas do III Congresso de arqueologia de Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Interior. Pré-História. Gestos Intemporais Vol. 1 (2008)
Fauna mamalógica do sítio do Fariseu. Actas do III Congresso de arqueologia de Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Interior. Pré-História. Gestos Intemporais Vol. 1 (2008)
Grafismo mueble: las estaciones de Fariseu, Quinta da Barca Sul y Cardina I. 200 século da história do Vale do Côa: incursões na vida quotidiana dos caçadores-artistas do Paleolítico. Trabalhos de Arqueologia 52 (2009)
No tempo sem tempo. A arte dos caçadores paleolíticos do Vale do Côa. Com uma perspectiva dos ciclos rupestres pós-glaciares (1999)
O santuário arcaico do Vale do Côa: novas pistas para a compreensão da estruturação do Bestiário Gravettense e/ou gravetto-solutrense. Arte Prehistórico al aire libre en el Sur de Europa (2008)
O sistema de visita e a preservação da arte rupestre em dois sítios de ar livre do Nordeste português: o Vale de Côa e Mazouco. Revista Portuguesa de Arqueologia (2003)
The Quaternary Rock Art of the Côa Valley (Portugal). Les premiers hommes modernes de la Péninsule Ibérique. Actes du Colloque de la Commission VIII de l'UISPP. Vila Nova de Foz Côa, 22 - 24 Octobre 1998 (2001)

Fotografias (19)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0