Villa lusitano-romana de Santa Vitória do Ameixial

Sítio (11238)
  • Tipo

    Villa

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Évora/Estremoz/Ameixial (Santa Vitória e São Bento)

  • Período

    Romano

  • Descrição

    Villa muito destruída pelo reaproveitamento de pedra por parte da população local. As primeiras escavações puseram a descoberto parte das termas, revelando na zona do frigidarium o mosaico de Ulisses. Da parte residencial foi posto a descoberto o peristilo e um tanque central. Uma das salas em torno do peristilo apresentava um mosaico representando uma pantera bebendo de uma cratera. Trata-se de uma das villas romanas mais ricas do alentejo.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Pela A6 ou pelo IP2 até Estremoz e daí até Santa Vitória do Ameixial, pela EN245 em direcção Sousel/Fronteira. No extremo Noroeste da aldeia, no topo de uma elevação com dois topónimos, Courela da Fonte da Moura e Monte Furninho.

  • Espólio

    Cerâmica comum, comum de importação africana, cerâmica fina, objectos de metal de várias ligas, materiais de construção, anel em espiral de bronze, brinco de ouro, conta de colar em vidro, alfinetes de cabelo em osso, pesos de tear, fuso em osso, cossoiros, lucernas, ânforas, sigillatas itálicas, sudgálicas, hispânicas, clara; vidros, vasos metálicos, peças de jogo, etc. Estátua de divindade reclinada, mármore; máscara de Sátiro - Mus. Nac. Arqueol. (Gonçalves, 2007)

  • Depositários

    Direcção Regional de Évora, Instituto Português do Património Arquitectónico , ERA-Arqueologia, S.A. , Museu Arqueológico de Estremoz e Museu Nacional de Arqueologia

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    S - 11238, 2002/1(502) e 96/1(126)

Bibliografia (14)

Acerca da "villa" luso-romana de Santa Vitória do Ameixial. Ecos e notas de uma campanha arqueológica em 1915-1916 no Alentejo. Revista de Arqueologia (1932)
Apresentação dos trabalhos arqueológicos de 1997 na villa de Santa Vitória do Ameixial. (Era) Arqueologia (2000)
As imitações de moedas de bronze do século IV d. C. na Península Ibérica: o caso do Ae2 Reparatio Reipub (2000)
Corpus Signorum Imperii Romani: Portugal (1990)
Escultura romana em Portugal: uma arte do quotidiano (2007)
Estudos lusitano-romanos. O Arqueólogo Português (1938)
Inventário do Museu Nacional de Arqueologia. Colecção de escultura romana (1995)
La escena de Ulises y las sirenas del mosaico de Santa Vitoria (Portugal). Boletin del Seminario de Estudios de Arte y Arqueologia (1978)
Las sirenas en el limes de la civilización. Los ejemplos de los mosaicos de Santa Vitória do Ameixial y de Osuna. Civilización y Barbarie. El mito como argumento en los mosaicos romanos (2012)
Las termas y balnea romanos de Lusitania (2004)
Latifúndio de romanos no Alentejo. Uma "villa" romana. Boletim da Associação Central de Agricultura Portuguesa (1922)
Nos limites do Império: Dinâmicas de povoamento na transição para a Antiguidade Tardia no Alto Alentejo (In the limits of the Empire: settlement dynamics in the transition for Late Antiquity in Alto Alentejo). Arqueologia da transição: entre o mundo romano e a Idade Média (2017)
Roman Portugal (1988)
Subsídios para um catálogo da escultura luso-romana (1966)

Fotografias (16)

Localização