Cabeço de Porto Marinho

Sítio (3408)
  • Tipo

    Estação de Ar Livre

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Santarém/Rio Maior/Rio Maior

  • Período

    Gravetense, Proto-Solutrense, Magdalenense, Mesolítico, Neolítico Antigo, Calcolítico, Idade do Bronze e Romano

  • Descrição

    Sítio estratificado embalado em areias eólicas e coluvionares com diversos loci (CPMI, CPMII, CPMIII, CPMIIIS, CPMIIIT, CPMV e CPMVI) espalhados por cerca de 2500 m² no rebordo sul de um antigo areeiro que destruiu parcialmente a jazida antes da sua descoberta. O areeiro foi entretanto colmatado com as terras residuais previamente acumuladas no entorno e a zona replantada com eucaliptos. As sequências de ocupação apresentam variação horizontal e estão in situ tanto geológica como arqueologicamente, embora a parte superficial das sequências, que podem chegar a atingir 2,5 m-3 m, esteja perturbada pelos trabalhos agrícolas e de florestação. Há estruturas de combustão bem conservadas em quase todos os momentos das diversas sequências. Apesar disso, a natureza dos depósitos permitiu a ocorrência de deslocações verticais de artefactos, pelo que os limites estratigráficos não são rígidos, sobretudo nos casos em que não há níveis estéreis separando as sucessivas ocupações. Os diferentes loci correspondem a zonas de amostragem de uma formação geológica que contém vestígios arqueológicos em quase toda a sua extensão e potência e de que apenas se terá escavado cerca de 5% do total. Extensa mancha de areias eólicas (cerca de 10000 m2) com cerca de 3 metros de potência, contendo, in situ, ocupações solutrenses (cerca de 17000 anos antes do presente) e magdalenenses (cerca de 11500 anos antes do presente), localizada no rebordo Sul de um grande areeiro. No topo, as areias contêm cerâmica, incorporada posteriormente ao termo do seu processo de deposição, em resultado de utilizações posteriores do local durante épocas mais tardias (da Pré-História - Idade do Bronze? E da História antiga - Época Romana?). Revisão do PDM - nº48

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    A estação arqueológica localiza-se na base da elevação arenosa - Cabeço de Porto Marinho - que se situa a cerca de 500m a SE das marinhas de Sal de Fonte da Bica.

  • Espólio

    Indústria lítica (lâminas, lamelas, raspadeiras, raspadoras, buris...), cerâmica neolítica, do Bronze, romana. O espólio proveniente das escavações de 1987 e 1988 encontra-se depositado nas instalações do Museu Nacional de Arqueologia.

  • Depositários

    Museu Nacional de Arqueologia

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    94/1(171) e S - 03408

Bibliografia (14)

A landscape approach to gravettian settlement of the Rio Maior region. Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular. Paleolítico da Península Ibérica. Vila Real, 1999 (2000)
Arqueologia do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Colecção Estudos (1991)
Gravettian variability in the Rio Maior Valley, Portuguese Estremadura. Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular. Paleolítico da Península Ibérica. Vila Real, 1999 (2000)
Late glacial prehistory of central and southern Portugal. Antiquity (1993)
Neolitização dos concelhos de Rio Maior e Tomar. Temas de História do Distrito de Santarém: comunicações apresentadas ao I Colóquio sobre história regional e local do distrito de Santarém, 1987 (1991)
O Mesolítico inicial da Estremadura. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
O Neolítico antigo no Arrife da Serra d'Aire. Um case-study da neolitização da Média e Alta Estremadura. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
O Paleolítico Superior da Estremadura portuguesa (1997)
O Paleolítico Superior em Portugal. Retrospectiva histórica e estado dos conhecimentos. O Quaternário em Portugal, Balanço e Perspectivas (1993)
O Paleolítico superior final de Rio Maior: perspectiva tecnológica. Actas do 1º Congresso de Arqueologia Peninsular, Porto, 1993 (1993)
O processo de neolitização na Costa Sudoeste. Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular. Neolitização e Megalitismo da Península Ibérica. Vila Real 1999 (2000)
Prehistoria de la peninsula Iberica (2002)
Revisão crítica dos conhecimentos actuais do Paleolítico Superior Português. Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular. Paleolítico da Península Ibérica. Vila Real, 1999 (2000)
The end of the Paleolithic and the Mesolithic in Portugal. Current Anthropology (1994)

Fotografias (3)

Localização