Calçadinha de São Brás de Alportel

Sítio (7298)
  • Tipo

    Via

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Faro/São Brás de Alportel/São Brás de Alportel

  • Período

    Romano, Medieval Cristão, Moderno e Contemporâneo

  • Descrição

    A Calçadinha de São Brás de Alportel percorre um pequeno vale no lugar de Hortas e Moinhos, desenvolvendo-se por uma extensão total de 1480 m e apresentando dois troços conservados (A e B), separados por alguns metros. Esta estrutura integraria a rede viária romana do Sul da Lusitânia (itinerário Antonino), correspondendo a uma ligação secundária entre as cidades romanas de Ossonoba (Faro) e Pax Iulia (Beja), com passagem por diversas villae como Milreu (CNS 9) ou Vale de Joio (CNS 14431). O calcetamento desta via pretendia vencer os obstáculos naturais, em zonas de declive acentuado com solos irregulares e de difícil trânsito. Ao longo do tempo, esta via continuou a ser utilizada, evidenciando diversas remodelações que alteraram os seus elementos construtivos e as características do seu lajeado. O troço A da Calçadinha apresenta cerca de 100 m de extensão, com lajeado geométrico composto por pedras de pequena e média dimensão e um eixo central delimitado por pedras em cutelo, de onde irradiam linhas perpendiculares que formam quadrículas divididas em triângulos. O calcetamento deste troço corresponde a remodelações realizadas no século XIX, provavelmente incentivadas pelo Bispo D. Francisco Gomes de Avelar, numa fase em que a rede viária portuguesa estava ser reorganizada. O troço B da Calçadinha apresenta cerca de 500 m de extensão, com lajeado constituído por pedras de média e grande dimensão. O empedrado superior é abaulado, estando delimitado por pedras em cutelo e uma largura que ronda os 2,50 m. As características técnicas deste troço seguem a metodologia construtiva viária romana, registando-se reconstruções medievais, modernas e do século XIX em algumas áreas. Nas proximidades desta via (cerca de 200 m a ocidente) identificou-se o sítio arqueológico de São Brás / Hortas e Moinhos (CNS 14437), que corresponde a uma área de cerca de 3000 m2 com uma grande concentração de materiais de cronologia romana (século I - IV / V d. C.) e medieval islâmica. A cronologia de ocupação romana deste sítio e a proximidade com a via colocam a hipótese de se tratar de uma estação viária, tipo mutatio (estação de muda) de apoio aos viajantes. Esta estrutura viária, de origem romana, manteve a sua importância até às transformações da rede viária portuguesa no final do século XIX, tornando-se um caminho rural com pouca utilização, o que condicionou a sua preservação e o conhecimento da totalidade do seu traçado. (actualizado por C. Costeira, 21/06/2017)

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    A partir do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel, seguir à direita do edifício, pea Rua do Mataduro e depois pela Rua Teresa Júdice Gamito, até a uma escadaria feita em calçada. A partir daí, descer pelo caminho em terra batida (cerca de 400m) até ao Troço A da Calçadinha; a partir daqui seguir a sinalética até chegar ao troço B da Calçadinha de São Brás de Alportel. Poderá também aceder através da Rua da Calçada Romana, frente ao edifício da Biblioteca Municipal, na Rua Dr. Victorino Passos.

  • Espólio

    -

  • Depositários

    -

  • Classificação

    Classificado como SIP - Sítio de Interesse Público

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    S - 07298, 98/1(256) e C - 07298

Bibliografia (14)

A Calçadinha de S. Brás de Alportel e a Antiga Rede Viária do Algarve Central (2002)
A Calçadinha de S. Brás de Alportel. Resultados dos trabalhos arqueológicos de valorização. As Vias do Algarve - da Época Romana à Actualidade (Actas das I Jornadas, São Brás de Alportel) (2006)
A ocupação islâmica em São Brás de Alportel - resultados preliminares sobre o povoamento rural no Barrocal Algarvio. Xelb - 9 (2009)
A região de São Brás de Alportel na Antiguidade. O povoamento romano e a sua evolução posterior num território rural do Algarve Central (2002)
Arqueologia Romana do Algarve (1972)
As vias romanas do Algarve (2004)
Calçada Moderna de Silves - Resultados dos Trabalhos Arqueológicos Efectuados Sobre Dois Troços de uma Calçada em Silves. Xelb - 8 (2008)
Calçadinha romana. Roteiro de São Brás de Alportel (1998)
Caminhos Antigos, Percursos Modernos. As Vias do Algarve - da Época Romana à Actualidade. Actas da I Jornadas, São Brás de Alportel (2006)
Carta Arqueológica de Portugal: concelhos de Portimão, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel (1992)
De Estácio da Veiga à Actualidade: Breve História da Investigação Arqueológica do Concelho de São Brás de Alportel. Xelb - 7 (2007)
Levantamento Arqueológico no Concelho de S. B. de Alportel - Balanço de dois anos de trabalhos. Xelb - 4 (2003)
Levantamento Arqueológico-Bibliográfico do Algarve (1988)
Os acessos a Faro e aos concelhos limítrofes na 2ª metade do séc. XIX (1995)

Fotografias (0)

Localização