Rede Cársica da Nascente do Almonda - Gruta da Oliveira

Sítio (639)
  • Tipo

    Gruta Natural

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Santarém/Torres Novas/Zibreira

  • Período

    Paleolítico Médio e Paleolítico Superior

  • Descrição

    A gruta da Oliveira localiza-se a meia encosta da escarpa do arrife, por cima da nascente do rio Almonda, e faz parte do complexo cársico da nascente do mesmo. Atualmente, conhecem-se várias outras entradas para o sistema, na sua maioria desobstruídas nos últimos anos, na sequência de trabalhos espeleoarqueológicos realizados pela STEA e outras associações de espeleologia. A entrada foi identificada através da exploração espeleológica do interior do complexo cársico e posteriormente desobstruída no âmbito do projeto arqueológico. Apresenta um elevado interesse arqueológico, consubstanciado na revelação de uma sequência estratigráfica moustierense bem conservada e selada pelo abatimento que fechou a entrada. A Gruta da Oliveira contém uma sequência em que estão registados mais de 30000 anos de história natural e cultural da região compreendidos entre 35000 e 65000 BP.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Por caminho de pé posto a partir da Fábrica de Papel da Renova. Extensa rede cársica com cerca de 10 km de desenvolvimento e em que há jazidas arqueológicas em diversos pontos

  • Espólio

    Restos humanos neandertalenses. Materiais de tipologia moustierense. A Gruta da Oliveira conterá uma sequência em que estarão registados os cerca de 30000 anos de história natural e cultural da região compreendidos entre 35000 e 65000 BP.

  • Depositários

    Museu Municipal Carlos Reis de Torres Novas , Museu do Instituto Geológico e Mineiro e Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia

  • Classificação

    Em Zona de Protecção de Monumento Classificado

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 00639 e 2008/1(199)

Bibliografia (19)

A arqueologia da Gruta do Almonda. Resultados das escavações de 1988-89. Actas das 4ªs Jornadas Arqueológicas, Lisboa ,1990 (1991)
As grutas, os grandes mamíferos e o homem paleolítico: Uma aproximação integrada ao território português. Estudos do Quaternário (APEQ) (1997)
Contribuição para o conhecimento da pré-história do concelho de Torres Novas. Almondinha (1987)
Contribuição para o estudo e conhecimento das estações arqueológicas do concelho de Torres Novas. Techne (1998)
Gruta da nascente do rio Almonda. Trabalhos de Antropologia e Etnologia (1947)
Gruta do Almonda. Dois anos de escavações (1990)
Gruta do Caldeirão. O neolítico antigo. Trabalhos de Arqueologia (1992)
Guia descritivo da sala de Arqueologia pré-histórica do Museu dos Serviços Geológicos de Portugal (1982)
Jazidas arqueológicas do sistema cársico da nascente do Almonda. Nova Augusta (1993)
Le néolithique ancien au Portugal. Bulletin de la Societe Prehistorique Francaise (1970)
Materiais da Idade do Bronze na Gruta da Nascente do Almonda. Nova Augusta (1966)
Novas perspectivas para investigação da pré-história da região de Torres Novas. Almondinha (1988)
O Neolítico antigo no Arrife da Serra d'Aire. Um case-study da neolitização da Média e Alta Estremadura. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
O Paleolítico Superior da Estremadura portuguesa (1997)
Primeiras pesquisas na gruta do Almonda. Brotéria (1941)
Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. Al-madan (2001)
Talhe da pedra no neolítico antigo do maciço calcário das Serras d'Aire e Candeeiros (Estremadura Portuguesa). Um primeiro modelo tecnológico e tipológico. Textos Monográficos (1998)
The lithic assemblages of the Late Mousterian at Gruta da Oliveira, Almonda, Portugal. Les premiers hommes modernes de la Péninsule Ibérique. Actes du Colloque de la Commission VIII de l'UISPP. Vila Nova de Foz Côa, 22 - 24 Octobre 1998 (2001)
Uranium-Thorium dating of lower and middle paleolithic sites in the Almonda karstic system (Torres Novas, Portugal). 3ª Reunião do Quaternário Ibérico - 1993 (1995)

Fotografias (11)

Localização