Núcleo Arqueológico do Salto do Boi / Cardina I e II

Sítio (11108)
  • Tipo

    Estação de Ar Livre

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Guarda/Vila Nova de Foz Côa/Almendra

  • Período

    Gravetense, Magdalenense e Neo-Calcolítico

  • Descrição

    O sítio da Cardina (Salto de Boi) foi o primeiro sítio arqueológico, com ocupação paleolítica, identificado em 1995 no Vale do Côa. O sítio ocupa duas plataformas distintas, localizadas na margem esquerda do Côa, num troço onde este rio descreve um cotovelo apertado. Cardina II deve corresponder a um coluvionamento da parte superior da sequência estratigráfica reconhecida em Cardina I. As intervenções arqueológicas realizadas entre 1996 e 2001 vieram atestar uma sequência de ocupação paleolítica, com diferentes fases entre o Gravettense e o Azilense, bem como identificar um conjunto de estruturas associadas que fazem desta jazida um sítio de primeira grandeza e de importância crucial para o conhecimento do contexto habitacional de Arte Rupestre do Vale. No âmbito do PIPA02/2014 "Cronologia e Paleoambientes da ocupação paleolítica do Vale do Côa", o sítio voltou a ser objeto de trabalhos de escavação em 2014. Os seus objetivos foram alargar a área de intervenção na plataforma do sítio, completar a sequência crono-estratigráfica da sua ocupação e compreender melhor a sua organização espacial ao longo do tempo. Estes trabalhos permitiram identificar novas estruturas gravetenses e magdalenses, assim como reconhecer pela primeira vez, vestígios de ocupações do Paleolítico Médio. A campanha de escavação de 2018, integrada no PIPA "Do Neandertal ao Homem Anatomicamente Moderno no Centro da Peninsula Ibérica: simbolismo e redes sociais no Vale do Côa" revelou a existência de cerca de 5 metros de depósitos sobre o substracto geológico paleozoico. As unidades estratigráficas 5 a 8 correspondem a acumulações de origem aluvial, contendo as 5,6 e 7 vestígios de ocupação que podem ser atribuídos tecnologicamente ao Paleolítico Médio, o que permite um estudo da evolução das indústrias líticas e dos comportamentos do homem de Neandertal, desde o fim do estádio isotópico marinho 5 até ao seu desaparecimento. Os vestígios líticos encontrados no topo da unidade estratigráfica 5 apresentam características tecnológicas atribuíveis ao Aurignacense, em particular da fase mais recente desta cultura, e do Gravettense antigo ou médio

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Pelo caminho rural que liga a povoação de Tomadias ao vale do rio Côa.

  • Espólio

    Abundante indústria lítica em quartzo, quartzito, cristal de rocha, sílex e riolite.

  • Depositários

    PAVC - Parque Arqueológico do Vale do Côa

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional, por se encontrar incluído em conjunto inscrito na Lista do Património Mundial

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 11108, 90/1(374) e 97/1(184)

Bibliografia (11)

Application de la méthode de la thermoluminescence à la datation des occupations paléolithiques de la Vallée du Côa. Les premiers hommes modernes de la Péninsule Ibérique. Actes du Colloque de la Commission VIII de l'UISPP. Vila Nova de Foz Côa, 22 - 24 Octobre 1998 (2001)
Arte Rupestre e Pré-História do Vale do Côa. Trabalhos de 1995-1996 (1997)
Arte rupestre paleolitico al aire libre de la cuenca del Duero: Siega Verde y Foz Côa (1996)
De regresso à Cardina, 13 anos depois: resultados preliminares dos trabalhos arqueológicos de 2014 no Vale do Côa. Revista Portuguesa de Arqueologia (2015)
Grafismo mueble: las estaciones de Fariseu, Quinta da Barca Sul y Cardina I. 200 século da história do Vale do Côa: incursões na vida quotidiana dos caçadores-artistas do Paleolítico. Trabalhos de Arqueologia 52 (2009)
L'occupation de la basse vallée du Côa pendant le Paléolithique supérieur. Les premiers hommes modernes de la Péninsule Ibérique. Actes du Colloque de la Commission VIII de l'UISPP. Vila Nova de Foz Côa, 22 - 24 Octobre 1998 (2001)
Los materiales colorantes en los yacimientos pleistocenos del Valle del Côa: Quinta da Barca Sul, Ola Grande 4 y Cardina I.. 200 século da história do Vale do Côa: incursões na vida quotidiana dos caçadores-artistas do Paleolítico. Trabalhos de Arqueologia 52 (2009)
O povoamento pré-histórico no Vale do Côa - Síntese dos trabalhos do P.A.V.C. (1995-1997). Côavisão (1998)
O sítio arqueológico paleolítico do Salto do Boi (Cardina, Santa Comba, Vila Nova de Foz Côa). Trabalhos de Antropologia e Etnologia (1995)
TL Dating of Upper Palaeolithic Sites in the Côa Valley (Portugal). Quaternary Science Reviews (2001)
Timing of the Middle-to-Upper Palaeolithic transition in the Iberianinland (Cardina-Salto do Boi, Côa Valley, Portugal). Quaternary Research (2020)

Fotografias (5)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0