Buraca Grande

Sítio (5315)
  • Tipo

    Gruta Natural

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Leiria/Pombal/Redinha

  • Período

    Paleolítico Médio, Gravetense, Proto-Solutrense, Solutrense, Magdalenense, Mesolítico, Neolítico Antigo e Neolítico Final

  • Descrição

    Cavidade cársica de entrada ampla, virada a SE. A sequência estratigráfica apresenta variações laterais significativas da entrada para o interior. Aqui, onde é mais completa, contém vestígios de ocupações do Gravetense e do Solutrense, separadas dos níveis de concheiro mesolíticos por um hiato de sedimentação. Em consequência, os níveis solutrenses contêm por vezes materiais magdalenenses avulsos, nomeadamente a varinha decorada que foi datada de 13 050±100 BP (OxA-5522). A ocupação cardial está representada por cerâmica decorada que assentava sobre a superfície do concheiro e se encontrava na base de uma sequência neolítica com níveis bem diferenciados atribuíveis ao Neolítico antigo epicardial e ao Neolítico final, atribuição que foi confirmada pelo radiocarbono. À superfície, em zona revolvida por tocas, foi recolhido um fragmento de laje de xisto gravada, objecto de arte móvel atribuível ao Magdalenense. Os níveis solutrenses continham também alguns restos humanos.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Depois da aldeia de Poios seguir a pé, por caminho muito bem conhecido da população local que percorre a vertente norte do vale do Poio Novo.

  • Espólio

    Indústria lítica, fauna, arte móvel e restos humanos dos níveis plistocénicos. Indústria lítica e fauna dos níveis mesolíticos. Indústria lítica, cerâmica e fauna dos níveis neolíticos.

  • Depositários

    Maria Helena Mourato Coelho de Moura e Thierry Jean Aubry

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 05315

Bibliografia (6)

Dados preliminares sobre a organização estatigráfica da Buraca Grande do Vale do Poio Novo (Redinha). Notícias e Memórias do Museu Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra. (1992)
O Mesolítico inicial da Estremadura. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
O Neolítico antigo no Arrife da Serra d'Aire. Um case-study da neolitização da Média e Alta Estremadura. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
O Paleolítico na Serra do Sicó. Actas do 1º Congresso de Arqueologia Peninsular, Porto, 1993 (1995)
Plaquinha de xisto com gravuras paleolíticas. Boletim da Associação de Defesa do Património Cultural de Pombal (1993)
Production d'armatures microlithiques pendant le Paléolithique supérieur et le Mésolithique au Portugal. Actas do 2º Congresso de Arqueologia Peninsular, Zamora, 1996 (1997)

Fotografias (13)

Localização