Gruta do Pego do Diabo / Loca do Gato

Sítio (153)
  • Tipo

    Gruta Natural

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Lisboa/Loures/Loures

  • Período

    Aurignacense

  • Descrição

    Esta jazida foi inicialmente sondada pelo GEPP (Grupo para o Estudo do Paleolítico Português), em 1976, e depois escavada por J. Zilhão em 1988-89. É uma estreita galeria com cerca de 13 m de desenvolvimento que termina numa pequena câmara perpendicular com cerca de 2 m de comprido, separada por uma proeminência rochosa do tecto. O chão rochoso aflora à entrada mas afunda nitidamente em direcção ao interior. A forma de saco da cavidade permitiu a conservação de uma sequência sedimentar reconhecida até 1,4 m de profundidade numa sondagem realizada a cerca de 11 m da entrada, na qual foram reconhecidos os seguintes níveis: camada A, moderna; camada 1, redeposição da camada subjacente; camada 2, cascalheira densa embalada em matriz argilosa acastanhada com indústria aurignacense e fauna (lince ibérico, leão das cavernas, lobo, raposa, cavalo, veado, camurça e cabra-montês); camada 3, camada argilosa amarelada, com raros artefactos patinados (Paleolítico Médio?), ossos de coelho, de carnívoro e restos muito fragmentados de ossos de herbívoro de tamanho médio; camada 4, argilas vermelhas com restos de coelho; camada 5, argilas acinzentadas sobre a rocha de base. Os escassos materiais arqueológicos da camada 2 (dominados pelas armaduras, incluindo um fragmento de zagaia e lamelas Dufour) documentam uma utilização muito episódica da cavidade como refúgio. Os artefactos das camadas 3 e 4 estão em posição secundária e os respectivos restos faunísticos estão seguramente relacionados com a actividade dos carnívoros.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Na extremidade ocidental de uma crista calcária que domina a vertente sul do vale do rio de Loures, antes da sua confluência com a ribeira de Lousa. Acesso por carreiro a partir do marco geodésico de Bolores.

  • Espólio

    Indústria lítica e óssea, fauna.

  • Depositários

    Museu Nacional de Arqueologia

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 00153

Bibliografia (7)

Loures. Informação Arqueológica (1979)
O Paleolítico Superior da Estremadura portuguesa (1997)
O Paleolítico superior da Gruta do Pego do Diabo. Notícia preliminar. ALGAR - Boletim da Sociedade Portuguesa de Espeleologia (1988)
O Solutrense da Estremadura portuguesa. Uma proposta de interpretação paleoantropológica (1987)
O paleolítico do Rodão. Aspectos e Métodos da Pré-história (1978)
Paleoecologia e ocupação humana da Lapa do Picareiro: resultados preliminares. Revista Portuguesa de Arqueologia (2003)
Revisão crítica dos conhecimentos actuais do Paleolítico Superior Português. Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular. Paleolítico da Península Ibérica. Vila Real, 1999 (2000)

Fotografias (0)

Localização