Castro de Vila Cova-à-Coelheira

Sítio (11747)
  • Tipo

    Povoado Fortificado

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Viseu/Vila Nova de Paiva/Vila Cova à Coelheira

  • Período

    Idade do Ferro e Idade Média

  • Descrição

    Povoado muralhado implantado sobre esporão sobranceiro à margem direita do rio Covo, que corre a leste; a SE. As condições de defensibilidade são excepcionais, com o topo do monte a algumas dezenas de metros relativamente ao nível das águas do rio, a encosta com declive muito acentuado, quase vertical, e os afloramentos graniticos de grandes dimensões formando barreira natural; o rio atinge aqui uma profundidade superior ao normal, motivo por que a população designa este sitio de Poço do Castelo; nos restantes sectores a plataforma superior do outeiro é delimitada por uma muralha construida com pedras não afeiçoadas, que em alguns pontos atinge cerca de 2m de alt. e 1,5 - 2m de larg. O reduto é espacialmente limitado, de planta ovalada medindo cerca de 60m de eixo maior, orientado na direcção SO.-NE. e 30m no eixo menor. Em grande parte da superficie interna não há enchimento, sendo visivel o soco granitico. Os materiais de superficie são raros. O castro está implantado em esporão de cota baixa, no fundo de um vale estreito. A capacidade de controlo visual é por isso bastante reduzida; excepto o lado sul que dá para o rio Covo. Exteriormente ás muralhas identificam-se também inumeros vestigios habitacionais (aldeia medieval?)

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    O "Castelo" localiza-se a S.SE. de Vila Cova-à-Coelheira, de que dista cerca de 2,5 Km, e a pouco mais de !Km da povoação de Teixelo, que fica a Oeste. O acesso faz-se pela estrada municipal que parte de V. Cova-à-Coelheira em direcção a Teixelo e, antes desta povoação, à esquerda, por caminhos carreteiros que conduzem ao castro.

  • Espólio

    Fragmentos cerâmicos, materiais líticos e dois fragmentos metálicos disformes.

  • Depositários

    Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 11747, 2009/1(451), 2012/1(241), 97/1(074) e 98/1(762)

Bibliografia (7)

A inscrição de Lamas de Moledo. Beira Alta (1954)
Alto Paiva. Povoamento nas épocas romana e alto-medieval (2004)
Concelho de Vila Nova de Paiva (1997)
Notas arqueológicas do concelho de Vila Nova de Paiva. Beira Alta (1992)
O Castro de Vila Cova-à.Coelheira (Vila Nova de Paiva, Viseu). Estudos Pré-históricos (1999)
O castro de Vila Cova-à-Coelheira na Idade do Ferro do Alto Paiva. Resultados preliminares. Proto-História da Península Ibérica. Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular (2000)
Património arqueológico do concelho de Vila Nova de Paiva: a ocupação do alto Paiva desde a Pré-história à Alta Idade Média.. Estudo Pré-históricos (2000)

Fotografias (10)

Localização