Castro da Columbeira

Sítio (1156)
  • Tipo

    Povoado Fortificado

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Leiria/Bombarral/Roliça

  • Período

    Calcolítico e Idade do Bronze

  • Descrição

    Cabeço, popularmente chamado "Serra do Castelo". Trata-se de uma fortificação do calcolítico, onde se pode ver para além da linha de muralha, pelo menos 4 torreões, no topo de um cabeço de pequenas dimensões com bom domínio sobre o vale tifónico das Caldas da Rainha, mantendo contacto visual com outros povoados contemporâneos, como é o caso de São Mamede. O castro da Columbeira terá ainda uma ocupação tardia da Idade do Bronze. O sítio arqueológico foi descoberto por José Leite de Vasconcelos no início do século XX, o qual fez uma pequena escavação tendo encontrado diversos objectos de bronze. Na década de 90 o sítio foi novamente escavado pelo Dr. João Ludgero, o qual após o terminus da escavação procedeu à cobertura de alguns vestígios com brita; é contudo de salientar que algumas valas de sondagem permanecem abertas e que algumas estruturas encontram-se em risco de desmoronamento devida à acção dos agentes climáticos e ao facto de as pedras apenas estarem ligadas entre si por argila, a qual com a chuva se torna friável e provoca o deslizamento das pedras. Na parte exterior da muralha, existem três grandes covas que podem constituir restos de antigas cisternas.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    O percurso pode ser efectuado apartir da estrada nacional 247 que liga o Bombarral à Zambujeira dos Carros. Na aldeia da Zambujeira atravessar todo o povoado em direcção ao vale de Flandres. No cruzamento de terra batida virar no caminho à direita e segui-lo até ao final. O sítio localiza-se num pequeno cabeço do lado direito do final do caminho.

  • Espólio

    2 fragmentos de mó de pedra, 1 movente de mó, pesos de tear, machados de pedra polida, pontas de seta, lâminas em sílex, denários, anzóis de cobre, fragmentos de cerâmica, placa de barro, moedas de prata.

  • Depositários

    Museu Municipal do Bombarral

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    S - 01156 e 2000/1(082)

Bibliografia (7)

A fortificação eneolítica da Columbeira - Bombarral. O Arqueólogo Português (1969)
Antecedentes pré-históricos dos Castros da Idade do Ferro: os castros da Idade do Cobre em Portugal. Trabalhos de Antropologia e Etnologia (1973)
Aquisições do Museu Etnológico Português (1910). O Arqueólogo Português (1910)
Castro da Columbeira. Uma primeira fase do Calcolítico médio estremenho?. Al-madan (1994)
Mobilidade estratégica e prolongamento simbólico: problemáticas do abandono no povoamento calcolítico do Ocidente peninsular.. (Era) Arqueologia (2003)
Os copos no povoado calcolítico de vila Nova de São Pedro. Revista Portuguesa de Arqueologia (2003)
Programa para o estudo da evolução das sociedades agro-pastoris, das origens à metalurgia plena, dos espaços abertos aos povoados fortificados, no Centro de Portugal (ESAG). CLIO/Arqueologia (1984)

Fotografias (2)

Localização