Cadafais

Sítio (181)
  • Tipo

    Inscrição

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Lisboa/Alenquer/Carregado e Cadafais

  • Período

    Romano

  • Descrição

    No adro da Igreja de Cadafais foram encontradas duas lápides, que, segundo a bibliografia, terão sido descobertas em 1855 após a queda de parte da cal da igreja. Uma das lápides possui 1 metro de largura por 2 metros de comprimento e contém a inscrição "Dedicada aos deuses manes. Junia Festina, mandou fazer esta sepultura para seu filho piedosíssimo, Terencio Permicio, que morreu de 32 annos" (Leal, 1874). A segunda lápide não se encontra inteira mas indica ser a "sepultura de Marciano Fabrício, filho de Caio Marciano, que morreu da edade de 22 annos. Dedicada aos deuses manes, por Serveina Florilla (...)" (Leal, 1874). Estas inscrições deverão datar do século II d.C. São também visíveis outros elementos que terão sido reutilizados neste edifício, como fragmentos de frisos, duas imponentes ombreiras e respetivo lintel em mármore de uma porta reutilizados na escadaria, um capitel corintizante, bases de colunas, etc. No âmbito dos trabalhos de prospeção de 2019 para a revisão do PDM de Alenquer, foi possível confirmar a existência de todos estes elementos, nomeadamente as inscrições, bases de colunas, capitéis, tampas de seputlura com inscrições na escadaria e um outro elemento arquitetónico na parede norte que ladeia a escada.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    No adro da igreja de Cadafais.

  • Espólio

    2 Inscrições romanas em lápides.

  • Depositários

    Câmara Municipal de Alenquer

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Em Perigo

  • Processos

    S - 00181, 2000/1(847) e 2001/1(755)

Bibliografia (10)

A decoração arquitecténica de época romana - aspectos de centralidade/descentralidade entre o Territorium Oliponense e a capital da Lusitânea. Atas da Mesa Redonda de Olisipo a Ierabriga: A rede Viária romana no Vale do Tejo (2012)
Algumas considerações sobre a onomástica romana na região de Olisipo: os Fabricii. Vir bónus peritissimus aeque. Estudos de homenagem a Arnaldo do Espírito Santo (2013)
Apontamentos sobre a presença romana no Concelho de Alenquer. Atas da Mesa Redonda de Olisipo a Ierabriga: A rede Viária romana no Vale do Tejo (2012)
As Grandes Vias da Lusitânia: o itinerário de António Pio(Vol. 3) (1960)
Extractos archeológicos das "Memórias Parochiaes de 1758". O Arqueólogo Português (1896)
Inscrições romanas do Museu Municipal de Torres Vedras. Conimbriga (1982)
O Concelho de Alenquer. Subsídios para um roteiro de Arte e Etnografia. (1989)
O povoamento romano em torno do Monte dos Castelinhos. Em busca de Ierabriga. O sítio arqueológico de Monte dos Castelinhos, Vila Franca de Xira (2015)
Portugal Antigo e Moderno (1874)
Roman Portugal (1988)

Fotografias (0)

Localização