Eirinha/ Arrife das Eirinhas

Sítio (12642)
  • Tipo

    Estação de Ar Livre

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Santarém/Torres Novas/Pedrógão

  • Período

    Calcolítico e Idade do Bronze

  • Descrição

    Habitat de ar livre identificado no âmbito das prospeções arqueológicas realizadas pela STEA, para a Carta Arqueológica do PENSAC. Localiza-se no topo do Arrife, próximo da nascente do rio Almonda, da Lapa da Bugalheira e da gruta da Nascente do Rio Almonda, que foram utilizadas como necrópoles durante a pré-história recente. O sítio, localiza-se numa área aplanada, com abundância de afloramentos de calcário intercalados com áreas de terra rossa. São visíveis o que aparenta o derrube de pequenas estruturas arredondadas em pedra seca, que localmente são conhecidas por Eirinhas. Foram identificados diversos materiais arqueológicos, atribuídos à pré-história recente (cerâmica pré-histórica lisa, de fabrico cuidado e relativamente bem conservadas apesar do elevado grau de fragmentação. Encontram-se aparentemente associadas a alguns machados de pedra polida). O facto de se encontrarem fragmentos de carenas, e por comparação dos tipos de pastas e fabrico com outros sítios conhecidos na região (por exemplo, o povoado do Casal da Torre, em Assentiz), parece de atribuir ao Bronze Pleno. O sítio é referenciado em bibliografia da década de 60 e década de 70 do século XX como sendo de cronologia Paleolítica ou Mesolítica, sendo a sua associação com espólio cerâmico interpretada como testemunho de um habitat de ar livre do Neolítico inicial, compatível com as características da indústria lítica, nomeadamente a debitagem lamelar em sílex. Nos trabalhos realizados pela Dr.ª Adelaide Pinto em 2022, o sítio foi relocalizado e foram identificados materiais arqueológicos de superfície.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Caminho de pé posto apartir da povoação de Almonda, situando-se no topo do Arrife.

  • Espólio

    Indústria lítica (sílex e quartzito) e cerâmica (alguma da qual decorada com impressões). Encontrou-se cerâmica pré-histórica lisa, de fabrico cuidado e relativamente bem conservada apesar do elevado grau de fragmentação. Encontram-se aparentemente associadas a alguns machados de pedra polida.

  • Depositários

    Museu dos Serviços Geológicos de Portugal e Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    2002/1(156), 2008/1(199) e 98/1(744)

Bibliografia (2)

Contribuição para o conhecimento do paleolítico da região de Torres Novas. Comunicações dos Serviços Geológicos de Portugal (1973)
Nótula sobre a arqueologia de Torres Novas. Nova Augusta (1962)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0