Castelo Velho de Freixo de Numão

Sítio (2641)
  • Tipo

    Recinto

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Guarda/Vila Nova de Foz Côa/Freixo de Numão

  • Período

    Calcolítico e Idade do Bronze

  • Descrição

    Situado num esporão xistoso, ladeado por ribeiras, apresenta condições naturais de defesa. Na Idade do Cobre foi fortificado através da edificação de 2 linhas de muralhas. Voltando a ser ocupado durante o início da Idade do Bronze, irá ter alterações nas estruturas. Este monumento é constituido por um recinto superior, delimitado por um murete, apresentando a sul um "avançado". A oeste e sul surge uma plataforma intermédia e ainda um talude, particularmente monumental a sudoeste e a sul. No interior e no exterior do recinto ocorrem diversas estruturas, de que salientamos uma torre central, no interior do recinto; uma estrutura contendo um depósito de sementes de trigo; uma estrutura contendo ossos humanos, entre muitas outras. A este, no exterior do recinto, foi detectado um murete que condiciona o percurso em torno do monumento. O monumento terá sido concebido por volta de 3000 a.C. e terá sido abandonado por volta de 1300 a.C./1200 a.C.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Estrada da Carvalha, seguindo-se depois caminho para Santo Amaro.

  • Espólio

    Fragmentos de cerâmica do Calcolítico regional (nomeadamente penteados e impressões várias, puncionamentos e elementos de preensão) de médias e pequenas dimensões, com formas hemisféricas, tronco-cónicas, sub-cilindricas de fundo plano. Pesos de tear, talhe da pedra, pedra polida (enxós, moinhos manuais em granito), percutores e martelos, pequeno machado de cobre, material osteológico e carvões. Identificaram-se enterramentos.

  • Depositários

    Museu da Casa Grande (Palácio Barroco), Freixo de Numão e Susana Maria Soares Rodrigues Lopes

  • Classificação

    ZEP - Zona Especial de Protecção

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    S - 02641

Bibliografia (38)

(re)construção do Castelo Velho. digitAR: Olhares sobre Castelo Velho de Freixo de Numão: revisitar um recinto pré-histórico do Alto Douro Português (2019)
A construção de um sítio arqueológico: Castelo Velho de Freixo de Numão. A concepção das paisagens e dos espaços na Arqueologia da Península Ibérica. Actas do IV Congresso de Arqueologia Peninsular. (2007)
Absolute chronology of Castelo Velho de Freixo de Numão (Northern Portugal): data and problems. Journal of Iberian Archaeology (2002)
Actions in time: after the breakage of pottery and before the construction of walls at the site of Castelo Velho de Freixo de Numão. Estudos do Quaternário (2016)
An all-over corded Bell Beaker in northern Portugal: Castelo Velho de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa): some remarks. Journal of Iberian Archaeology (2002)
Breves apontamentos para uma biografia de Castelo Velho de Freixo de Numão. digitAR: Olhares sobre Castelo Velho de Freixo de Numão: revisitar um recinto pré-histórico do Alto Douro Português (2019)
Castelo Velho (Freixo de Numão, V. N. Foz Côa). Os restos carbonizados. Côavisão (1998)
Castelo Velho de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa): intervenção arqueológica em 2001 e 2002. Côavisão (2003)
Castelo Velho de Freixo de Numão. Um sítio, uma paisagem. Olhares sobre Castelo Velho de Freixo de Numão: Revisitar um Recinto Pré-histórico do Alto Douro Português (DigitAR, 1) (2019)
Castelo Velho de Freixo de Numão: da interpretação. Kairós (2019)
Castelo Velho de Freixo de Numão: enquadramento geomorfológico. digitAR: Olhares sobre Castelo Velho de Freixo de Numão: revisitar um recinto pré-histórico do Alto Douro Português (2019)
Castelo Velho de Freixo de Numão: um recinto monumental pré-histórico do Norte de Portugal. Património/Estudos, nº 3 (2002)
Castelo Velho de Freixo de Numão: um sítio, uma paisagem. digitAR: Olhares sobre Castelo Velho de Freixo de Numão: revisitar um recinto pré-histórico do Alto Douro Português (2019)
Castelo Velho: um projecto comum de arquitectura e paisagem. digitAR: Olhares sobre Castelo Velho de Freixo de Numão: revisitar um recinto pré-histórico do Alto Douro Português (2019)
Cerâmicas "Cogeces" de Castelo Velho, Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa). Côavisão (2000)
Colónias, fortificações, lugares monumentalizados. Trajectória das concepções sobre um tema do calcolítico peninsular. Revista da Faculdade de Letras (1994)
Cronologia absoluta de Castelo Velho de Freixo de Numão: os dados e os problemas. Côavisão (2002)
Do Neolítico ao Bronze na região "De Entre Côa e Távora" - Que hipóteses e percursos?. Côavisão (2000)
Em torno das arquitecturas do sítio de Castelo Velho de Freixo de Numão. digitAR: Olhares sobre Castelo Velho de Freixo de Numão: revisitar um recinto pré-histórico do Alto Douro Português (2019)
Entre Douro e Tejo, por terras do interior: o I milénio a.C.. Lusitanos e Romanos no Nordeste da Lusitânia. Actas das 2as Jornadas de Património da Beira Interior (2005)
From "fortified settlement" to "monument": accouting For Castelo Velho de Freixo de Numão (Portugal). Journal of Iberian Archaeology (2002)
Man-made landscapes from the third-second millennia BC: the example of Castelo Velho (Freixo de Numão, North-East Portugal). Oxford Journal of Archaeology (2008)
Materiais romanos de Castelo Velho de Freixo de Numão. digitAR: Olhares sobre Castelo Velho de Freixo de Numão: revisitar um recinto pré-histórico do Alto Douro Português (2019)
Mobilidade estratégica e prolongamento simbólico: problemáticas do abandono no povoamento calcolítico do Ocidente peninsular.. (Era) Arqueologia (2003)
Novas escavações em Vila Nova de Foz Côa. Al-madan (2000)
O povoado de Castelo Velho (Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa) no contexto da pré-história. Recente do Norte de Portugal. Actas do 1º Congresso de Arqueologia Peninsular, Porto, 1993 (1993)
Os metais do recinto pré-histórico de Castelo Velho de Freixo de Numão no quadro da primeira metalurgia do noroeste da Península Ibérica. digitAR: Olhares sobre Castelo Velho de Freixo de Numão: revisitar um recinto pré-histórico do Alto Douro Português (2019)
Pensar o espaço da pré-história recente:a propósito dos recintos murados da Península Ibérica. O Passado é Redondo (2005)
Possibilidades para pensar a arquitectura dos recintos murados da Pré-História Recente. digitAR: Olhares sobre Castelo Velho de Freixo de Numão: revisitar um recinto pré-histórico do Alto Douro Português (2019)
Povoado pré-histórico do Castelo Velho (Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa) 2ª Campanha - Setembro de 1990
Restos humanos do Calcolítico - Idade do Bronze de Castelo Velho, Freixo de Numão, V.ª N.ª de Foz Côa - Notícia preliminar. Côavisão (1998)
Revisitar o estudo dos pesos de tear de Castelo Velho de Freixo de Numão. digitAR: Olhares sobre Castelo Velho de Freixo de Numão: revisitar um recinto pré-histórico do Alto Douro Português (2019)
Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. Al-madan (2001)
Trinta anos depois: para além do sítio de Castelo Velho de Freixo de Numão. Recintos murados e deposições da pré-história recente. Portugália (2020)
Uma estrutura ritual com ossos humanos no sítio pré-histórico de Castelo Velho de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa). Portugália, nova série, vols. XIX/XX (1998)
Uma história de dois vizinhos, ao longo de 17 anos: Castelo Velho e Castanheiro do Vento (1989-2006). Actas do III Congresso de arqueologia de Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Interior. Pré-História. Gestos Intemporais Vol. 1 (2008)
Voltar a Castelo Velho de Freixo de Numão: pensar a reconfiguração cultural dum recinto pré-histórico do Alto Douro português. digitAR: Olhares sobre Castelo Velho de Freixo de Numão: revisitar um recinto pré-histórico do Alto Douro Português (2019)
Vozes de silêncio. O que resta de Castelo Velho? Topografias de poeira intraduzíveis. digitAR: Olhares sobre Castelo Velho de Freixo de Numão: revisitar um recinto pré-histórico do Alto Douro Português (2019)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0