Santarém - Alcáçova

Sítio (85)
  • Tipo

    Vestígios Diversos

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Santarém/Santarém/União de Freguesias da cidade de Santarém

  • Período

    Idade do Ferro, Romano, Medieval Islâmico, Medieval Cristão, Moderno e Contemporâneo

  • Descrição

    A Alcáçova de Santarém é um sítio arqueológico com uma ampla diacronia, cuja primeira ocupação data dos inícios do séc. VIII a.C., ocupação essa que se relaciona directamente com a presença comercial fenícia no estuário do Tejo. Para além de importantes vestígios arquitectónicos, datados do início do reinado de Augusto, nomeadamente o podium de um templo, as escavações arqueológicas permitiram identificar níveis de época republicana relativamente bem conservados. Os níveis imperiais foram bastante mais afectados pela construção de silos subterrâneos de época islâmica, que aliás constituem o principal tipo de estrutura identificado, na Alcáçova e pertencente a este último período. As ocupações referentes à Baixa Idade Média e à época moderna tornaram-se conhecidas através de abundante espólio e de algumas construções. O sítio arqueológico está actualmente, em parte, sob o Jardim das Portas do Sol e por inúmeros edifícios de habitação e arruamentos.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    No Jardim das Portas do Sol, junto a inúmeros edifícios de habitação e arruamentos. O acesso faz-se pela rua 5 de Outubro e Calçada de Santiago.

  • Espólio

    Cerâmica da Idade do Ferro: cinzenta fina, engobe vermelho, pintada em bandas; cerâmica romana: comum, campaniense, paredes finas, "terra sigillata", lucernas, ânforas; cerâmica medieval: vidrada e comum; cerâmica moderna e contemporânea: comum, faianças e porcelanas; artefactos metálicos; objectos de adorno; vidros; materiais de construção; restos faunísticos; carvões de todas as épocas representadas; moedas romanas e portuguesas.

  • Depositários

    Reserva Municipal da Câmara Municipal de Santarém e UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 00085 e 98/1(702)

Bibliografia (26)

A Alcáçova de Santarém e os fenícios no estuário do Tejo. De Scallabis a Santarém (2002)
A Alcáçova. De Scallabis a Santarém (2002)
A ocupação da Idade do Ferro da Alcáçova de Santarém no contexto da expansão fenícia para a fachada atlântica peninsular. Os Fenícios no território português (1993)
A roman temple in Scallabis (Santarém, Portugal): architecture and historical context. Proceedings of the XVth International Congress of Classical archaeology (2000)
A terra sigillata da Alcáçova de Santarém (2003)
Agricultores e Metalurgistas, da Troca ao "Mercado". Alguns aspectos e problemas do Bronze Final e Primeira Idade do Ferro na "Península de Lisboa". Turres Veteras IV - Actas de Pré-história e História Antiga (2002)
Alcáçova de Santarém. Informação Arqueológica (1986)
Arqueologia urbana e fotografia aérea: contributo para o estudo do urbanismo Antigo de Santarem, Évora e Faro. Trabalhos de Arqueologia (Actas do I Encontro Nacional de Arqueologia Urbana) (1985)
As fundações coloniais no território português nos finais na República e inícios do Império. Actas do III Congresso Peninsular de História Antiga, Coimbra, 1990 (1993)
As ânforas da Classe 32 da Alcáçova de Santarém (Campanhas de 1983-91). Conimbriga (1998)
Cerâmica da Idade do Ferro da Alcáçova de Santarém. CLIO, Revista do Centro de Historia da Universidade de Lisboa (1982)
Cerâmica de paredes finas da Alcáçova de Santarém. Revista Portuguesa de Arqueologia (2003)
Cerâmicas islâmicas da Alcáçova de Santarém. Revista Portuguesa de Arqueologia (1999)
Contribuição para o estudo da cerâmica cinzenta fina de Conimbriga e Santa Olaia por espectroscopia Mössbauer e difracção de Raios X. Conimbriga (1986)
Em torno de Scallabis. Santarém - A terrra e os homens (1977)
Hipótese de ocupação humana na Época romana - Scallabis Colonia. Santarém Cidade do Mundo (1997)
Importações de vinho itálico para o território português: contextos, cronologias e significado. Économie et territoire en Lusitanie romaine (Actas da IIIème Table ronde sur la Lusitanie romaine) (1999)
Los Fenicios en Portugal. Fenicios y mundo indígena en el centro y sur de Portugal (2000)
Neutron activation analysis of fine grey pottery from Conímbriga, Santa Olaia and Tavarede, Portugal. Journal of archaeology Science (1983)
O templo romano de Scallabis. De Scallabis a Santarém (2002)
Os Fenícios no Ocidente. In De Ulisses a Viriato. O primeiro milénio a.C. (1996)
Paleoecologia Humana e Arqueociências. Um Programa Multidisciplinar para a Arqueologia sob a Tutela da Cultura. Trabalhos de Arqueologia, 29 (2003)
Scallabis: religião e culto no dealbar do I milénio. Religiões da Lusitania (2002)
Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. Al-madan (2001)
The roman temple of Scallabis (Santarem-Portugal). Journal of Iberian Archaeology (1999)
Vidros romanos da Alcáçova de Santarém. Revista Portuguesa de Arqueologia (2000)

Fotografias (28)

Localização