Valada do Mato

Sítio (10532)
  • Tipo

    Povoado

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Évora/Évora/Nossa Senhora da Tourega e Nossa Senhora de Guadalupe

  • Período

    Neolítico Antigo

  • Descrição

    Sítio de ar livre, localizado numa rechã do mais importante relevo da área envolvente, onde se identificou abundante material arqueológico lítico e cerâmico integrável no Neolítico Antigo. Detectou-se um empedrado de pedra miúda pouco coerente que resulta de arrastamentos pós-deposicionais e identificou-se uma estrutura pétrea, que apresenta uma forma aproximadamente semicircular, constituída por blocos de granito de média dimensão, de funcionalidade ainda por apurar. O sítio apresenta um só momento de ocupação, atendendo à homogeneidade tipológica do material recuperado.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Localiza-se na margem direita de um afuente da ribeira de Valverde, afluente da margem direita do Xarrama, tributário por sua vez da bacia do Sado.

  • Espólio

    Fragmentos cerâmicos - formas fechadas e em "saco"; vasos decorados junto ao bordo (decorações impressas e incisas, aplicações de cordões plásticos lisos, impressos e incisos); asas perfuradas horizontalmente, asas com mamilo, mamilos em lingueta e em botão. Líticos: lamelas e lascas em abundância; escasseiam artefactos em pedra polida. Há uma ausência de material osteológico, o que se deve à acidez do solo.

  • Depositários

    UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 10532 e 99/1(601)

Bibliografia (9)

Acerca do Processo de Neolitização no actual território português: modelos em debate. Promontoria, Ano 3, nº 3 (2005)
As comunidades neolíticas no interior alentejano: uma leitura cultural e cronológica. Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular. Neolitização e Megalitismo da Península Ibérica. Vila Real 1999 (2000)
Da Serra D`Ossa ao Guadiana.Um estudo de pré-história regional (2001)
Neolitização e megalitismo no Alentejo Central: uma leitura espacial. Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular. Neolitização e Megalitismo da Península Ibérica. Vila Real 1999 (2000)
O Neolítico antigo do interior alentejano: leituras a partir do sítio da Valada do Mato (Évora). Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
O Povoado neolítico da Valada do Mato (Évora, Portugal) e as origens do megalitismo alentejano. Actas do 2º Congresso de Arqueologia Peninsular, Zamora, 1996 (1997)
O sítio neolítico da Valada do Mato, Évora: problemas e perspectivas. Revista Portuguesa de Arqueologia (2001)
Protomegalitismo no Sul de Portugal: inauguração das paisagens megalíticas. Muitas antas, pouca gente?. Actas do I Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2000)
Uma datação absoluta para o sítio do Neolítico Antigo da Valada do Mato, Évora. Revista Portuguesa de Arqueologia, 4 (2) (2001)

Fotografias (5)

Localização