Abrigo da Pena d'Água

Sítio (7626)
  • Tipo

    Abrigo

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Santarém/Torres Novas/Chancelaria

  • Período

    Mesolítico, Neolítico Antigo, Neolítico Médio, Neolítico Final, Idade do Bronze, Romano, Idade Média e Moderno

  • Descrição

    Na sequência de trabalhos espeleológicos, realizados pela STEA, no início da década de 90, junto da ressurgência da Pena d'Agua, foram identificados materiais arqueológicos, suspendendo-se os trabalhos. A Pena d'Água é um abrigo sob rocha localizado na base do Arrife (a escarpa de falha que se estende desde cerca de Rio Maior até perto de Ourém, separando o Maciço Calcário Estremenho dos terrenos da Bacia Terciária do Tejo), situado já perto da sua extremidade NE, junto à nascente da Ribeira de Pena. Possui cerca de 70m de comprimento, e o corte posto a descoberto em 1992 revelou uma potência estratigráfica de cerca de 4-5 metros, com níveis do Epipaleolítico na base a que sobrepõem níveis do Neolítico antigo com cerâmica cardial e impressa não cardial. Escavações no local vieram a revelar ainda níveis do Neolítico médio e final, Idade do Bronze, época romana, Idade Média e Moderna. Os trabalhos de prospeção realizados em 2022 pela Dr.ª Adelaide Pinto permitiram atualizar o estado atual do sítio, embora se encontre com coberto vegetal denso, foi possível constatar que o mesmo mantem o mesmo grau de preservação, não tendo sofrido qualquer afetação

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Pelo prolongamento, em terra batida, da Rua da Pena d'Água, no termo da estrada que liga Chancelaria a Rexaldia.

  • Espólio

    Artefactos em pedra lascada e polida, ossos de grandes mamíferos e de microfauna e carvões. A cerâmica, abundante, inclui peças cardiais na base na sequência, impressas e incisas no troço inferior, lisas na parte média e carenadas e mamiladas na parte superior. A ocupação da Idade do Bronze inclui pequenos vasos de colo de paredes muito finas brunidos, e a ocupação romana caracteriza-se por grandes vasos de armazenamento.

  • Depositários

    Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 07626 e 2008/1(199)

Bibliografia (9)

Abrigo da Pena d'Água (Rexaldia, Torres Novas): resultados dos trabalhos de 1992-1997. Revista Portuguesa de Arqueologia (1998)
Análise preliminar da fauna mamalógica do Abrigo da Pena d'Água (Torres Novas): campanhas de 1992-1994. Revista Portuguesa de Arqueologia (1998)
As cerâmicas medievais/modernas do Abrigo da Pena d'Água (Torres Novas). Revista Portuguesa de Arqueologia (1998)
Faunas de micromamíferos do Abrigo da Pena d'Água (Torres Novas) e seu significado paleoecológico: considerações preliminares. Revista Portuguesa de Arqueologia (1998)
Neolitização e megalitismo: arquitecturas do tempo no espaço. Muitas antas, pouca gente?. Actas do I Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2000)
O Abrigo da Pena d'Água (Torres Novas): a contribuição da antracologia. Revista Portuguesa de Arqueologia (1998)
O Neolítico antigo no Arrife da Serra d'Aire. Um case-study da neolitização da Média e Alta Estremadura. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
O processo de neolitização na Costa Sudoeste. Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular. Neolitização e Megalitismo da Península Ibérica. Vila Real 1999 (2000)
Talhe da pedra no neolítico antigo do maciço calcário das Serras d'Aire e Candeeiros (Estremadura Portuguesa). Um primeiro modelo tecnológico e tipológico. Textos Monográficos (1998)

Fotografias (8)

Localização