Horta da Morgadinha

Sítio (13194)
  • Tipo

    Vestígios Diversos

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Serpa/Serpa (Salvador e Santa Maria)

  • Período

    Neolítico Antigo e Idade do Bronze

  • Descrição

    Estação pré-histórica na qual foram identificadas várias realidades, nomeadamente um extenso sítio de estruturas em negativo de tipo fossa, um hipogeu, uma série de estruturas de planta sub-rectangular que configuram uma série de alinhamentos com uma direcção NO/SE e um valado de grandes dimensões de morfologia e direcção semelhante. Estas últimas estruturas tratam-se de elementos de cronologia pré-histórica. Com efeito, apesar dos conjuntos artefactuais exumados no seu interior não permitirem uma cronologia precisa, sendo que no caso do valado não foi identificado qualquer elemento desta natureza, as relações estratigráficas que apresentam com as estruturas tipo fossa, permitem a sua inserção no âmbito da Pré-história Recente. Estas apresentam plantas sub-circulares, dimensões variáveis (nomeadamente no que diz respeito à profundidade) e formas fechadas e abertas, sendo estas últimas mais frequentes. A análise técnica e morfológica dos conjuntos artefactuais associadas a cada uma das estruturas permitiu-nos constatar a existência de um grupo articulável com o IV/IIIº Milénio e um outro grupo do II.º Milénio. Quanto ao hipogeu, trata-se de uma estrutura em negativo constituído por uma estrutura de acesso, um corredor, uma ante-câmara e uma câmara que se encontrava selada por um estrutura pétrea de colmatação, tendo sido identificada a inumação de um indíviduo de idade adulta depositado em numa orientação Sudeste (crânio)/Noroeste (pés), com o crânio sobre o lado esquerdo e o membro superior direito flectido para o lado esquerdo, repousando a mão junto à região do pescoço. Em associação à inumação foi identificado um recipiente de paredes rectas e fundo esférico com asa. Numa avaliação geral desta estrutura, parece tratar-se de um contexto da Idade do bronze, de qualquer modo foram enviadas amostras de ossos para datação. Considerando os resultado obtidos, é de salientar a importância desta estação no conhecimento da Pré-história Recente do interior alentejano. Refira-se que esta estação está relacionada com Horta da Morgadinha 1 e Horta da Morgadinha 2, sendo que nas intervenções nestes sítios foram identificados contextos articuláveis com as cronologias acima referidas, ampliando, assim, não só os limites físicos da estação, como também da sua importãnica científica.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Saindo de Serpa em direcção a Pias pela Nacional 255, a cerca de 5150 metros sair para o caminho em terra batida que se apresenta do lado esquerdo e continuar por mais 500 metros. A área intervencionada apresenta-se do lado direito do caminho, estendendo-se por cerca de 600 metros.

  • Espólio

    Fragmentos de vasos cerâmicos, com destaque para as seguintes formas de recipientes cerâmicos: vasos de morfologia globular, pratos/taças com carena pronunciada, taças esféricas de bordo espessado e placas de tear assim como pratos de bordo espessado, Nos conjuntos do II.º Milénio a.C estão presentes formas de fundo plano e taças carenadas. Para além dos materiais cerâmicos (recipientes e elementos de tear), os conjuntos apresentam ainda elementos líticos (polidos e talhados), indústria em osso e fauna.

  • Depositários

    HISTÓRIAS & TEMPUS

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Mau

  • Processos

    S - 13194, 2001/1(289) e 2001/1(289)-B

Bibliografia (1)

Arqueologia do Concelho de Serpa (1997)

Fotografias (1)

Localização