Anta 1 da Herdade do Xerez

Sítio (13557)
  • Tipo

    Anta/Dólmen

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Évora/Évora/São Manços e São Vicente do Pigeiro

  • Período

    Neo-Calcolítico

  • Descrição

    O monumento situa-se numa área plana, a pouca distância da margem direita do rio Guadiana. Trata-se de um monumento com planta poligonal de 7 esteios in situ. Foram implantados na rocha mãe, encostados ao coração do afloramento, desbastado para o efeito. Internamente, foram consolidados por blocos de pequenas dimensões e externamente pelo anel petreo, bem conservado no exterior da metade direita da câmara. Na metade esquerda, à sua ausência correspondem três esteios. Não existem vestigios conservados da mamoa, exceptuando a estrutura pétrea que envolve os esteios. O tumulus foi construido com blocos de médias dimensões de grauvaque, alguns seixos e raros blocos de granito. O monumento possui ainda um corredor. A anta tinha sido já identificada pelos Leisner. Sepulcro escavado por V. S. Gonçalves (1998), no âmbito dos trabalhos de salvaguarda arqueológica da área do regolfo da Barragem de Alqueva. Este sepulcro tem duas entradas na base de dados Endovelico: Anta 1 da Herdade do Xerez, com o CNS 13557 e Anta da Herdade do Xerez de Baixo, com o CNS 26480. Localização conforme Silva, 1999: 184.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Na estrada Reguengos - Mourão, desvio para Monsaraz, aí, a poucas dezenas de metros depois do Cromelech do Xarez, a Oeste da estrada.

  • Espólio

    Fragmento de mó manual, fragmentos de placas de xisto decoradas, fragmentos de cerâmica, ponta de seta, lâminas, lamelas, lascas de quartzito, contade colar.

  • Depositários

    UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa

  • Classificação

    Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 13557, 2000/1(267), 7.16.3/14-10(1) e 99/1(077)

Bibliografia (5)

Intervenções arqueológicas em monumentos do grupo megalítico de Reguengos de Monsaraz na área a inundar pela barragem de Alqueva: um ponto da situação em fins de 2001. Revista Portuguesa de Arqueologia (2002)
Manifestações do sagrado na Pré-História do Ocidente peninsular. 7. As placas híbridas. Definição do conceito. Alguns poucos exemplos. De novo, os possíveis significados das placas. Revista Portuguesa de Arqueologia (2006)
Manifestações do sagrado na Pré-História do Ocidente peninsular1: 4. A "síndrome das placas loucas". Revista Portuguesa de Arqueologia (2003)
Novos dados sobre o grupo megalítico de Reguengos de Monsaraz: o limite oriental. Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo (2003)
Salvamento arqueológico no Guadiana. Memórias d'Odiana - Estudos Arqueológicos do Alqueva (1999)

Fotografias (11)

Localização