O acesso aos recursos aqui disponibilizados é gratuito.
É obrigatório aceitar os Termos e Condições de Uso; a declaração de aceitação é válida apenas para o período da sessão da navegação.
O Arquivo da Arqueologia Portuguesa integra a informação gerada pela atividade arqueológica de salvaguarda, investigação e valorização.
Os relatórios são disponibilizados através do Portal do Arqueólogo para efeitos de investigação, ensino e aprendizagem; tratam-se de relatórios de progresso, preliminares, finais e de bioarqueologia, de acordo com o previsto no Decreto-Lei n.º 164/2014, de 4 de novembro, que aprova o Regulamento de Trabalhos Arqueológicos (RTA).
A dimensão do acervo do PA depende da capacidade do serviço para a digitalização dos relatórios e do seu registo na base de dados - Endovélico.
A utilização deste serviço deve ser feita de boa-fé e exige o reconhecimento da fonte e dos direitos de autor dos redatores dos relatórios; os relatórios destinam-se apenas para uso não comercial.
Solicita-se aos utilizadores que notifiquem os serviços de quaisquer erros que detetem nos recursos disponibilizados e que, caso realizem estudos não sujeitos ao RTA, disponibilizem para registo a respetiva referência bibliográfica.
A informação deverá ser remetida para os seguintes endereços: portalarqueologo@dgpc.pt e informacaoarqueologica@dgpc.pt.
A bibliografia que tenha por fonte os recursos aqui disponibilizados deve referi-lo.
Exemplo de uma citação correta:
Autor, A.A. (2015) - Título do documento. Acedido em: dia, mês, ano em: URL.
DIAS, Ana Carvalho (2010) - Trabalhos Arqueológicos prévios ao projecto de reabilitação de edifício a restaurante no Pátio dos Carrascos do Convento de Cristo. Acedido em: 27 de setembro, 2015 em:http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/
Necrópole
Beja/Serpa/Pias
Romano
Sítio romano implantado num pequeno cabeço sobranceiro ao barranco das Amoreiras. À superfície encontram-se tegulae e cerâmica comum, dispersas por uma área aproximada de 500m2. Num cabeço identico, 100m a Oeste, encontra-se outro pequeno núcleo (Monte Capela 2) com materiais idênticos; a junção destes dois sítios poderá interpretar-se também como um pequeno casal. É dificil determinar se a necrópole do Monte Capela (Pias), referenciada vagamente por J. O. Caeiro, corresponde a este sítio.Este sítio é integrável num tipo de ocupação dispersa ao longo dos Barrancos da Amoreira e de Santa Luzia, em período romano e tardo-romano, presumivelmente relacionada com a exploração agrícola.
Terrestre
A 650 m Este da Capela, na margem esquerda do Barranco das Amoreiras.
Tegulae e cerâmica comum.
-
-
-
2001/1(289)